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Para os que ainda não se aperceberam, já voltou o momento de retornarmos ao campo.


Tem muito vendedor que parece que não entendeu que o mundo dos negócios está praticamente como era antes da pandemia, mas se acostumou a fazer vendas atrás de uma videoconferência. Para tickets de venda médios e grandes, o field sales impera (como sempre imperou), deixem o inside sales para as vendas de valores menores.


Estão esperando o que? Perder vendas? Inacreditavelmente tem gente me perguntando se o vendedor deve ou não viajar... Nossa, parece coisa de quem nunca vendeu.


Pelo visto, muitos esqueceram o que é a venda complexa e seus pré-requisitos:

  • Tempo médio de venda contado em meses,

  • Muita gente envolvida (a ser conquistada),

  • Oferta percebida como cara,

  • Produto não é desejado, mas necessário,

  • Alta percepção de risco na compra...

Isso é venda complexa, principalmente no mercado B2B. E muitos acreditam que numa "conversinha ou apresentaçãozinha" irão vender? Francamente, é no mínimo muito estranho. Acho que essa pandemia pode ter afetado a lógica de alguns.


Vamos usar toda nossa artilharia de persuasão e sem encontros presenciais, essa força cai pelo menos 50%. Não é para esperarmos o lead/cliente pedir para nós irmos presencialmente, é para nós induzirmos ele da necessidade da visita presencial.


Espero que os vendedores saiam do torpor gerado pela pandemia e voltem a viajar o mais rápido possível tendo encontro maravilhosos com seus leads/clientes estreitando relacionamentos e gerando cada vez mais proximidade.










A resposta não é tão simples, pois as duas alternativas refletem o que muitas empresas de TI estão vivenciando nesse momento.

 

Para muitos o mercado simplesmente parou. Para outras o mercado continua aquecido e promissor, mas então o que está acontecendo?

 

A economia em geral está meio bagunçada, taxa de juros na estratosfera novamente para segurar a inflação. A guerra na Ucrânia e Rússia gerando falta de determinados itens. A China novamente gerando falta de componentes eletrônicos. O aumento dos combustíveis gerando pressão nos custos logísticos. Para ajudar no Brasil temos as eleições e copa do mundo no final do ano (graças a Deus).

 

Será isso então? Também, mas longe de ser tudo. As empresas de tecnologia estão precisando incorporar mais o espírito comercial. Em algumas empresas o "técnico" ainda prevalece sobre o "comercial" e é aí que várias variáveis são esquecidas quando avaliamos a performance.


O que faz uma empresa ter ainda menos performance nesse momento conturbado? São muitas situações, mas destamos:

  • Produto defasado em tecnologia

  • Produto defasado em regras de negócio

  • Falta de soluções inovadoras

  • Fraca proposta de valor

  • Baixa capilaridade

  • Força de vendas despreparada

  • Falta de casos de sucesso (implantações não impactantes no negócio dos clientes)

  • Inexistência da força da marca

  • Falta de clientes torcedores

  • Falta de segmentação gerando ofertas que não atende bem determinado grupo de clientes

  • Excesso de segmentação gerando falta de leads

  • Erros grosseiros na estratégia e processos de marketing

  • Materiais de marketing satisfazem mais os gestores de marketing do que efetivamente apoiam os vendedores nas vendas

É lógico que num momento onde a economia está enfraquecida que erros como este agravam ainda mais a performance. Fica a pergunta: como está sua empresa perante as situações acima?





Sinais que algo está errado:

  • O líder não parece ser eficaz

  • Falta implementar as novas competências do marketing e

  • Existe um mal estar entre o marketing e outras áreas


O líder não parece ser eficaz


São três funções básicas esperadas dos responsáveis pelo marketing (no C Level: CMO - Chief Marketing Officer):


  1. Saber contratar, definir altos padrões de desempenho e acompanhar (orientar) o atingimento desses padrões

  2. Conquistar a confiança dos demais líderes da empresa para que todos saibam que são corresponsáveis por servir e satisfazer os clientes e

  3. Interagir com o CEO respondendo as metas corporativas.


Falta implementar as novas competências do marketing


É importante que as competências abaixo sejam adquiridas pela equipe:

  1. posicionamento

  2. gestão de ativos de marcas

  3. gestão do relacionamento com os clientes

  4. database marketing

  5. gestão de relacionamento com parceiros

  6. web marketing e

  7. marketing de experiência do cliente


Existe um mal estar entre o marketing e outras áreas


A área de marketing deve ter a habilidade de envolver as demais áreas da empresa conscientizando da importância de todos trabalharem para o desenvolvimento de uma empresa centrada no cliente.



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