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Ticket baixo, venda rápida. Nem sempre.



Bastante polêmico este assunto, mas fato é que tudo está ficando bem mais difícil de vender, inclusive o que chamamos de ticket baixo no mercado B2B.


O que você vende:


  • Tem concorrente?

  • Necessita de suporte pós-venda?

  • Precisa de pelo menos de um bom conteúdo para vender?

  • Requer algum tipo de treinamento, implantação, setup ou qualquer nome que se queira dar?

  • Requer mensalidade?

  • Pode resolver mais de uma necessidade do potencial cliente?


Então, sinto muito mas poderá demorar mais para vender do que se imagina. É claro que a venda em si, vai ficando cada vez mais difícil quando os valores vão aumentando, mas existe dificuldade para vender até mesmo R$ 100,00 mensais.


Mas o que é R$ 100,00 mensais para quem fatura milhões por mês? Nada! É, mas normalmente não é para eles que vendemos, este tipo de venda ocorre num mercado onde as empresas podem faturar alguns poucos "milhares de reais mensalmente" passando a ser um componente do custo operacional dela e quem não leva isso em consideração pode achar equivocadamente que é fácil vender. Não, não é.


Eu vim de uma escola onde os tickets médios são relativamente altos, eu era sócio de empresas que vendiam e implementavam sistemas ERP de uma empresa que a Totvs comprou há alguns anos que atendiam empresas com faturamento a partir dos R$ 30 milhões anuais e quando me tornei consultor um de meus primeiros desafios foi justamente apoiar o crescimento de uma empresa de tecnologia que tinha seu ticket médio 10x menor. Confesso que eu na época não sabia o quanto eu poderia ajudá-los, mas arrisquei (na verdade...o cliente também arriscou comigo) e acabou dando certo. Alguns conceitos tive que adaptar recebendo ajuda do próprio cliente, mas entendi que determinados fundamentos não mudavam e este é o ponto que quero evidenciar, pois atualmente muitos profissionais de vendas não estão dando importância a eles, pois acreditam que não precisam pela "simplicidade" da venda (ledo engano).


Algumas empresas para tentar acelerar o processo e por acreditarem na "simplicidade da venda" utilizam a técnica do 100% de transparência exibindo os preços numa página do site com as respectivas funcionalidades. Alguns permitem que o lead/prospect façam um "test drive" da solução acreditando que assim encurtam o processo comercial, é sabido que os resultados obtidos não tem sido muito bons. É preciso mudar ou as vendas não irão decolar.


Em suma: mesmo com ticket considerado baixo, no mercado B2B é necessário saber vender consultivamente e o que precisa ser feito, é adaptar o uso de determinados recursos que fazem mais sentido ser utilizados em negócios com tickets maiores, agora, se perdermos a essência da venda B2B, é claro que iremos perder negócios para a concorrência. Na realidade primeiramente estaremos perdendo negócios para nós mesmos. Os R$ 100,00 mensais pode ser um valor considerável para o mercado que ele foi projetado e portanto o valor entregue pela oferta precisa ser percebido por nossos potenciais clientes. Cuidado com a "simplicidade da venda" em negócios com tickets considerados "menores".








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