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Qual o maior desafio enfrentado em minha empresa de consultoria



Vou aproveitar uma situação meio inusitada que aconteceu na semana passada.

Conversando com uma empresa de desenvolvimento e prestadora de serviços de outsourcing, fui indago sobre: "qual seria o maior desafio que encontro ao desenvolver meus projetos". Ele na verdade queria saber qual é a pior coisa que tenho enfrentado, pois talvez iria enfrentar na empresa dele, certo?


Então falei a verdade: "o maior desafio que tenho enfrentado é quando os sócios, diretores ou gestores já desistiram de buscar uma melhor performance (mesmo sem assumir que desistiram), alegam: "é assim mesmo".


Estamos há bastante tempo trabalhando no mercado provocando o alto desempenho nas empresas de tecnologia e é claro que acabamos por encontrar diversos tipos de situações que trabalham contra o nosso propósito e um deles é muito comum: "a real crença de que as coisas estão do jeito que estão porque não tem mais o que fazer" e disso advém afirmações do time, tais como:


  • O mercado está ruim

  • O concorrente está bem melhor, ou há muito concorrentes no mercado atrapalhando as vendas

  • Política de preços está incoerente

  • A oferta é muito básica, faltam coisas

  • Não se vende mais porque existe preocupação com a entrega e não se tem entendimento que a empresa vai agir


Sempre digo que se a informação: "é assim mesmo e não tem o que fazer" vem de outros colaboradores que não seja os gestores, tá tudo certo, mas quando ela vem de gestores e/ou de pessoas referência na empresa, aí as coisas não estão nada certas.


Quando essa pretensa assertiva vem a tona por parte do time de colaboradores, vem por diversas potenciais razões:


  • Medo de errar - Não há certeza na percepção

  • Medo de ferir suscetibilidades - não quer deixar ninguém incomodado

  • Incompetência técnica - esta é terrível, pois gera uma forte crença na pessoa que não dá para fazer e ela acaba convencendo muitas pessoas disso sem ter o conhecimento técnico necessário para fazer uma assertiva como essas

  • Maldade - alguns querem ver o circo pegar fogo mesmo por razões particulares

  • Desculpa - essa é aquela usada para justificar baixo desempenho

  • Descrédito na empresa - a pessoa "desistiu", mas não assume isso formalmente

  • Arbítrio - não se tem autoridade para resolver o assunto, mesmo que queira

  • Conformismo - crença real (mas, ilusória) que não se tem nada a fazer


A boa notícia é que para a maioria dos casos que nos deparamos nesses anos todos, houveram soluções e as ações correm em níveis diversos de dificuldade, mas todos dentro do bom senso.


Alguns empresários, diretores ou gestores são influenciados pelo "é assim mesmo" e esse é o primeiro passo para uma espiral negativa. Muitas vezes nos negócios é necessário primeiro "crer para ver" , apesar de termos em nosso DNA o querer "ver para crer". Os negócios exigem visão e porque não dizer: "apostas", claro, fundamentadas.


Se a performance não está adequada "mude", "faça algo", não aceite o mais do mesmo.


Reflita sobre isso.

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