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Entramos no Q2 - O quarter mais importante do ano: o "2o. trimestre" - Por que?



A importância do Q2


Como foi seu primeiro trimestre (Q1)? Foi bom? Se sim, parabéns. Poderia ter sido melhor? Promova ajustes "agora", pois acabamos de entrar no que considero o trimestre decisivo para a qualidade das vendas de todo o ano, principalmente para os negócios onde o lead time de vendas é maior que 60 dias. O fim do Q2 que compreende os meses de abril, maio e junho coincide com o término do primeiro semestre, logo, podemos entender que faltam 90 dias para chegarmos a metade do ano. É importante ter isso em mente, sabe? Pois nos dá a correta visão de urgência.


Vamos a algumas considerações importantes!


Fazer algo de diferente agora para colher resultados esse ano


Então, temos que fazer alguma coisa de diferente de preferência, pois não é a toa que virou uma verdade o ditado no mundo dos negócios que diz: "mesmas atitudes, mesmos resultados". E essa coisa de diferente precisa ser feita "agora", pois quanto mais tarde, menos chances de que os resultados melhores apareçam ainda este ano.


Não caia em falácias do curto prazo


Sou consultor a muitos anos e infelizmente ainda vejo muita gente se deixando ludibriar por fórmulas absurdas de determinados profissionais dito "experientes" (de fato concorrentes do meu negócio de consultoria) que vendem soluções de curto prazo para resolver os problemas comerciais, muitos deles resumem tudo em: "vamos implementar uma máquina de vendas na sua empresa", aliás, isso virou fórmula para resolver todos os problemas comerciais e pior, tem muita gente acreditando nisso e claro se frustrando logo em seguida.


Motivações vazias


Uma determinada época de minha vida, quando sócio de franquias de distribuição de software de gestão, estávamos passando por um período difícil nas vendas e a produtora do software resolveu fazer um evento motivador contratando um dos maiores expoentes da época nesse quesito. Ele realmente não era e não é qualquer pessoa, mas o resultado prático foi algumas pessoas emocionadas no evento (tem gente que chorou...eu até recebi um abraço) e depois dele: "nada". Então, se está pensando em algo motivacional, cuide na definição da estratégia correta.


Não tem mais o que fazer


Jamais acredite neste absurdo. Concordo que não é simples fazer coisas diferentes que impactem positivamente nos números, agora nossa experiência pessoal de alguns anos no mercado de tecnologia e serviços unida ao compromisso e competência de nossos clientes, geraram mais de 30 casos de sucesso que demonstram que: "sim há mais o que fazer".


Sorte


Faz parte, do jogo, como não? Quem já não ficou feliz em fechar alguns negócios que simplesmente chegaram a nós, não é verdade? Só um detalhe importante: não recomendo contar com ela, pois negócios assim acontecem pontualmente para aliviar a pressão, pois a nossa realidade é a briga diária por vendas.


Autoconfiança


Imagine que seu resultado não está bom, correto? Aí vem as explicações e quem as dá não demonstra preocupação, pelo contrário, está muito motivado tendo certeza que tudo está caminhando para excelentes fechamentos.


Tá...acredite se quiser, mas perderá o direito de reclamar depois.


A ação correta


  • Tenha em mente que faltam 90 dias para o fim do primeiro semestre.

  • Não conte com a sorte

  • Diga não as desculpas padrões.

  • Não aceite o "mais do mesmo", é preciso fazer diferente

  • Desconfie das pessoas autoconfiantes que apresentam números ruins.

  • Rediscuta sua estratégia e valide seu planejamento. Pegue uma opinião de fora, pois ainda há tempo, mas faça já e não corra o risco de perder o ano, pois é isso que poderá acontecer.




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