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Sinais que algo está errado:

  • Baixa utilização da web

  • Sistema de automação de vendas ultrapassado

  • Falta de automação nos fluxos de marketing

  • Falta de painéis (dashboards) de resultado


Baixa utilização da web


Internet não é somente pesquisa, certo? Bilhões estão sendo comercializados através dela e o que temos que ter convicção é que estamos aplicando os conceitos corretos de e-commerce seja no mercado B2B ou B2C.


As estratégias de marketing estão 100% ligadas que passa a ser a BASE DA ESTRATÉGIA.


Olhem os seus celulares e se sua empresa não estiver bem resolvida ali, seu negócio está em risco.


Sistema de automação de vendas ultrapassado


O CRM (Customer Relationship Management), é o sistema que apoia toda a estratégia de vendas. Assine (pague) sempre o melhor que puder dentro do seu orçamento ou perderá vantagem competitiva.


Falta de automação nos fluxos de marketing


Quem não está utilizando a automação de marketing nas jornadas de compra para melhorar a experiência dos clientes ou influenciar leads está perdendo uma das ferramentas mais eficazes para gerar receita.


Falta de painéis (dashboards) de resultado


Podemos dividir o marketing em dois grandes pilares: "marketing institucional" e "marketing de resultado". Apesar do nome das duas estratégias, ambas precisam ter KPI´s para que possamos medir o sucesso de nossas estratégias e exibidos para todo o time.







Sinais que algo está errado:

  • Seu público-alvo não conhece a empresa

  • Sua marca não é percebida como diferenciada e superior a outras

  • Sua empresa destina praticamente os mesmos recursos às mesmas ferramentas de marketing anualmente e

  • Faz pouca ou nenhuma análise de ROI sobre as campanhas


Os sinais acima são autoexplicativos, vamos então apontar soluções:

  • Melhore as estratégias de construção de marca

  • Direcione investimentos para ferramentas de marketing que apresentem eficácia constante

  • Mensure o retorno de suas ações mercadológicas

Melhore as estratégias de construção de marca


Imediatamente podemos pensar que a solução seria o investimento em propaganda, certo?


Mas, existem outras estratégias que precisa correr em paralelo ou esses investimentos podem piorar a situação, ou seja, a empresa passa a ser nacional ou internacionalmente conhecida como um empresa "ruim".


Entre outras estratégias, temos que ter:

  • Produto tecnologicamente atualizado

  • Produto com visual adequado

  • Produto de fácil manuseio

  • Serviços de excelência (pós-venda) e

  • Confiabilidade

Isso faz com que o boca a boca, ainda forte estratégia de divulgação seja fortalecido, assim, quando pensamos em comunicação massiva, ela simplesmente irá replicar e fortalecer o que já é sabido por parte do mercado.


Direcione investimentos para ferramentas de marketing que apresentem eficácia constante


Onde iremos destinar nossa verba:

  • Televisão aberta

  • Televisão fechada

  • Feiras e eventos

  • Mídia impressa

  • Mídias digitais

Não existe uma regra, a regra é investir e entender quais o canais são mais aderentes a nossas ofertas


Mensure o retorno de suas ações mercadológicas


Não podemos mais embasar nossas decisões de investimentos em marketing com base em percepções ou em ações tipo: cópia/cola da concorrência. Temos que medir o resultado. Mas, escolher "o que iremos medir" é muito importante. Podemos ter ações que esperamos simplesmente um aumento do mind share e não efetivamente um retorno financeiro.







Sinais que algo está errado em seu plano de marketing:

  • Falta lógica

  • Faltam simulações de impacto e

  • Faltam alternativas

Falta lógica


Muitos números, orçamentos e anúncios. Mas, nenhuma declaração de objetivos e estratégias e táticas convincentes.


Faltam simulações de impacto


Não se mede os impactos financeiros das ações previstas e aí, qualquer resultado vira "um resultado aceitável".


Faltam alternativas


Um bom plano precisa ter alternativas de ações, pois se não der certo o que prevemos, temos que ter condições de reverter os resultados através de outros caminhos.


Algumas soluções


  • Veja o plano do ano passado e analise os resultados colhidos comparando com os previstos caso existam)

  • Peça os impactos financeiros previstos das ações contidas no plano e

  • Solicite alternativas de ações para eventuais problemas na execução do que foi previsto.

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