
Muitas empresas estão muito bravas com os SDR´s, observem na imagem acima que alguns profissionais estão sendo mais ousados decretando a sua morte.
Li recentemente uma reportagem do Ricardo Corrêa que é founder da empresa Ramper que também fornece tecnologia de apoio para o processo de prospecção e ele faz um relato que provocou um certo "alívio" em mim como consultor, pois ele fez algumas observações importantes que explicam parte do insucesso desta estratégia que explodiu no Brasil com a adoção dos conceitos defendidos por Aaron Ross no seu conhecido livro: Receita Previsível.
O que contribuiu para o pessoal ficar bravo com a estratégia? Os resultados ruins principalmente no que diz respeito a abordagens outbound que é onde o processo deveria se pagar. No inbound onde ocorrem as levantadas de mão, sinceramente uma assistente comercial resolve, pois não há necessidade de muita técnica para marcar que se marque uma agenda, pois o prospect pediu o contato.
O que Ricardo Corrêa comenta sobre alguns erros cometidos pelas empresas que contribuem para a estratégia dar errado:
Contratam pessoas sem experiência e pagando pouco. Demitem os que não “performam” e promovem os melhores para outras funções, como AE (Executivo de contas), o que mantém o time de SDR sempre inexperiente.
Tentam compensar o gap de conhecimento das pessoas colocando-as para fazer cursos genéricos - que as ferramentas de prospecção disponibilizam e que, com todo respeito, não são capazes de formar alguém para trabalhar.
Remuneram por performance - leads, agendamentos -, mas cobram por esforço - número de ligações, e-mails enviados -, o que gera um descasamento que demonstra que, assim como os SDRs não recebem capacitação para trabalhar, as lideranças das empresas também não sabem como gerir esses profissionais.
Além disso, ele comenta: "não é difícil criticar as mensagens massivas/genéricas que recebemos diariamente em nossas caixas, assim como os infinitos pedidos de conexão no LinkedIn com mensagens igualmente genéricas".
Quem como eu, está no mercado a mais tempo, sabe muito bem quem fazia esse trabalho "nós enquanto vendedores" e dava certo. Tudo era bem mais difícil: lista de empresas segmentadas ? Linkedin para achar contatos? Nem de perto tínhamos recursos assim. Mas mesmo com esses recursos, tem gente que não está fazendo o trabalho direito porque realmente está com uma estratégia bem equivocada.
Quando mais complexa é a solução, mais difícil o trabalho para gerar uma agenda e mais necessidade de especialização do SDR, logo, Ricardo não está errado principalmente nos dois primeiros itens que ele comenta acima.
Você caro leitor, já teve a INFELIZ EXPERIÊNCIA de terceirizar o processo? Desculpe ser tão direto, mas 99% dos casos em nosso segmento o resultado foi de péssimo.
Atualmente gerar reuniões é um dos maiores desafios que estamos lidando nas empresas de tecnologia e se a estratégia não for bem implementada prepare-se para mudar o título do best seller de Ross para "Receita cada vez mais Imprevisível".





























