Q3 - Pausa para o terceiro balanço do ano e prepare-se para Q4
- Isley Roberto Schroeder
- 30 de set.
- 2 min de leitura

Terceiro trimestre
Como foi o mercado até aqui
Em linhas gerais, comprador. Muitos tiveram a oportunidade de crescer 02 dígitos (entre 15% a 25%) e alguns poucos um dígito (em média 8%) , mas está comprador em relação a 2024.
Mercados analisados
Os dados acima foram coletados de empresas de software e serviços para o mercado B2B, vejam algumas das ofertas que extraímos os dados:
ERP (várias verticais em indústria, serviços e distribuição)
RH - Recursos Humanos
Logística - TMS Transportador, TMS Embarcador, WMS, Roteirizador, Gestão de frota
Metas X Crescimento
Pode ser que as metas não foram atingidas, certo? Obviamente não é bom, mas pode ser que o problema esteja na definição das metas, mas o que não pode acontecer é um crescimento pífio.
Tapar o sol com a peneira
Se não está bom, não está bom...ponto! As ações não estão surtindo efeito? Revise-as.
Quem não está crescendo deve identificar onde estão os problemas e agir o quanto antes se quiser ter um final de ano menos ruim.
Efeitos
Podemos resumir os efeitos em apenas um: Baixo volume de vendas (seja na base clientes, em novos ou em ambos).
Causas
Problemas na prospecção de negócios (baixo número de prospects qualificados)
Processo de prospecção outbound (busca ativa de negócios) deficiente
Processo de prospecção inbound (atração de negócios) ruim
Problemas na geração de oportunidades (baixo número de oportunidades comerciais)
Baixo número de primeiras reuniões
Reuniões não estão gerando oportunidades
Problemas na condução das oportunidades existentes (baixo número de novos clientes)
Não se consegue gerar diferenciais
Baixo aproveitamento do ciclo de vendas (o processo comercial é feito em menos de um mês e o lead time de vendas é de 3 meses ou mais)
O relacionamento na conta é fraco
Não se trabalha devidamente as necessidades
O que o prospect pede é feito, mas mesmo assim os negócios não acontecem
Apresentações não são convincentes
O prospect não consegue perceber o valor correto nas ofertas
Problemas com clientes
Usam a solução ou os serviços, mas não são torcedores, logo, não indicam e não demandam mais ou demandam muito pouco
Não se consegue convencê-los num processo de cross-sell
Problemas estratégicos
Ofertas sem aderência às necessidades e/ou sem atrativos
A hipercompetição não está sendo levada em consideração
Força de vendas direta inexpressiva
Ausência de canais de distribuição
Metodologia de vendas adotada é muito tradicional e não permite o mentoring adequado
Quarto trimestre
Trimestre curto
Sem alarmismos, mas fato é que comercialmente o ano está acabando.O último trimestre é conhecido por ser mais curto porque a atenção do nosso público alvo é dividida em vários fatores, tais como: festas de fim de ano, aprovação do orçamento do ano que se inicia e férias, logo, é necessário aproveitarmos bem as oportunidades.
Aproveite
É um período predominantemente de fechamentos de negócios, logo, vale implementar ações tradicionais que promovam os negócios, como por exemplo:
Gastar o orçamento do ano,
Comprometer a verba do projeto para o orçamento do próximo ano e
Campanha fecha ano.
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