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Q3 - Pausa para o terceiro balanço do ano e prepare-se para Q4

  • Foto do escritor: Isley Roberto Schroeder
    Isley Roberto Schroeder
  • 30 de set.
  • 2 min de leitura
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Terceiro trimestre


Como foi o mercado até aqui


Em linhas gerais, comprador. Muitos tiveram a oportunidade de crescer 02 dígitos (entre 15% a 25%) e alguns poucos um dígito (em média 8%) , mas está comprador em relação a 2024.


Mercados analisados


Os dados acima foram coletados de empresas de software e serviços para o mercado B2B, vejam algumas das ofertas que extraímos os dados:


  • ERP (várias verticais em indústria, serviços e distribuição)

  • RH - Recursos Humanos

  • Logística - TMS Transportador, TMS Embarcador, WMS, Roteirizador, Gestão de frota


Metas X Crescimento


Pode ser que as metas não foram atingidas, certo? Obviamente não é bom, mas pode ser que o problema esteja na definição das metas, mas o que não pode acontecer é um crescimento pífio.


Tapar o sol com a peneira


Se não está bom, não está bom...ponto! As ações não estão surtindo efeito? Revise-as.


Quem não está crescendo deve identificar onde estão os problemas e agir o quanto antes se quiser ter um final de ano menos ruim.


Efeitos


Podemos resumir os efeitos em apenas um: Baixo volume de vendas (seja na base clientes, em novos ou em ambos).


Causas


Problemas na prospecção de negócios (baixo número de prospects qualificados)


  • Processo de prospecção outbound (busca ativa de negócios) deficiente

  • Processo de prospecção inbound (atração de negócios) ruim


Problemas na geração de oportunidades (baixo número de oportunidades comerciais)


  • Baixo número de primeiras reuniões

  • Reuniões não estão gerando oportunidades


Problemas na condução das oportunidades existentes (baixo número de novos clientes)


  • Não se consegue gerar diferenciais

  • Baixo aproveitamento do ciclo de vendas (o processo comercial é feito em menos de um mês e o lead time de vendas é de 3 meses ou mais)

  • O relacionamento na conta é fraco

  • Não se trabalha devidamente as necessidades

  • O que o prospect pede é feito, mas mesmo assim os negócios não acontecem

  • Apresentações não são convincentes

  • O prospect não consegue perceber o valor correto nas ofertas


Problemas com clientes


  • Usam a solução ou os serviços, mas não são torcedores, logo, não indicam e não demandam mais ou demandam muito pouco

  • Não se consegue convencê-los num processo de cross-sell


Problemas estratégicos


  • Ofertas sem aderência às necessidades e/ou sem atrativos

  • A hipercompetição não está sendo levada em consideração

  • Força de vendas direta inexpressiva

  • Ausência de canais de distribuição

  • Metodologia de vendas adotada é muito tradicional e não permite o mentoring adequado


Quarto trimestre


Trimestre curto


Sem alarmismos, mas fato é que comercialmente o ano está acabando.O último trimestre é conhecido por ser mais curto porque a atenção do nosso público alvo é dividida em vários fatores, tais como: festas de fim de ano, aprovação do orçamento do ano que se inicia e férias, logo, é necessário aproveitarmos bem as oportunidades.


Aproveite


É um período predominantemente de fechamentos de negócios, logo, vale implementar ações tradicionais que promovam os negócios, como por exemplo:


  • Gastar o orçamento do ano,

  • Comprometer a verba do projeto para o orçamento do próximo ano e

  • Campanha fecha ano.

 
 
 

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