Quanto representa sua equipe comercial no total de funcionários?
- Isley Roberto Schroeder
- há 3 minutos
- 2 min de leitura

É aqui que realmente sabemos o quanto a área comercial é importante.
Normalmente em uma empresa de tecnologia, o setor que menos funcionários contempla é o administrativo-financeiro (é plenamente aceitável) e a a vice campeã nesse quesito, adivinhem, é a área comercial (nada aceitável).
O número de pessoas existentes no desenvolvimento, implantação ou suporte é infinitamente maior então fica a pergunta: "Por quê"?
As explicações são muitas, mas infelizmente pendem para o mesmo lado, ou seja, dão a entender a grande dificuldade que é desenvolver ou manter os produtos. Aà podemos afirmar que "vender está fácil" e por isso a área pode concorrer sempre no quesito: "o time mais enxuto da empresa".
Na verdade, como os resultados não estão bons, alguns ficam receosos em investir ampliando a equipe comercial e de marketing e isso dá uma sensação do tipo: "bem, pelo menos não estamos gastando muito".
Uau! Que erro. O número de pessoas alocadas na área comercial (vendas e marketing) poderia corresponder a 30% à 35% do total de colaboradores dependendo do momento da empresa.
Então amigos e amigas o ponto está em fazermos a equipe comercial ser produtiva e não desinvestir ou deixar a equipe "nanica". Ocorre é que o mal desempenho gera medo e até certa revolta dos investidores, mas isso não adianta de nada. O mercado mudou e o processo comercial precisa ser adaptado, pois dificilmente traremos bons resultados fazendo exatamente igual em num mercado modificado pela alta concorrência.
Não caia nessa de aceitar que é melhor ter um time pequeno porque pelo menos não está gastando muito dinheiro, na verdade, se continuar pensando assim com certeza terá os seus concorrentes muito satisfeitos aplaudindo a sua decisão (R.I.P)
Reflita sobre isso.



























