top of page
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
ree

Trabalhamos apoiando nossos clientes no alcance da alta performance e 90% deles conseguiram. Não foi e não é nada fácil, mas implementando as estratégias corretas a maioria conseguiu. 45% deles tinham como objetivo não apenas melhorar seu posicionamento no mercado, mas também desejam atrair investidores e conseguiram. Por que eles queriam atrair investidores? Alguns para aumentar sua capacidade de investimento e outros porque desejavam vender seu negócio pensando em planejamento sucessório (não fazia mais sentido manter a empresa).


Nosso foco maior é realmente aumentar a performance comercial de nossos clientes e quando isso acontece, a roda financeira da empresa começa a girar e o aumento da prosperidade se estabelece, pois há mais dinheiro girando. E você, quanto tem investido para sua empresa crescer? Muitos, mas muitos mesmo infelizmente pouco fazem. Focam muito nas questões técnicas, mas nas comerciais não e isso é um contrasenso. Quem de nós investiria num negócio que comercialmente está estagnado? Que tem um baixo número de clientes? Que tem uma força comercial pífia? Quem investiria numa empresa onde o faturamento anual se mantém ou cresce a taxas um pouco maiores que a inflação? Conheço várias empresas que o produto nem é tão bom assim, mas vende e ela cresce.


Nosso trabalho não é recente, estamos a 20 anos trabalhando com expansão e vemos o que acontece com as empresas que não possuem uma área comercial profissional, é lamentável. A cada ano que passa que não se faz nada, é efetivamente um ano perdido com um faturamento irrecuperável e ele é o principal fator de valorização de sua empresa, tanto é que via de regra se consegue de 1,5 a 2,0 vezes o valor de um faturamento anual quando uma empresa é vendida e quando muito...3x. Veja que no recente caso da Linx, a Totvs comprou por quase 3x o faturamento e olha que a Linx é bem atraente. Há negócios diferenciados, claro. Quando é uma startup e ela não fatura praticamente nada aí se trabalha muito com projeções ou é um negócio de ganho estratégico para o adquirente (isso são exceções).


Logo, se sua empresa não tem crescido de forma regular com taxas acima de 20% ao ano ou se conseguiu, mas o crescimento está embasado na sua carteira de clientes e ela não aumenta, precisa agir. Quer ver o quanto a empresa investe em seu crescimento? Simples, compare o número de de pessoas alocadas no comercial com o número de pessoas alocadas na área técnica (desenvolvimento-serviços-suporte) e já tem a resposta.



ree

É um ABSURDO o que estão fazendo por aí, infelizmente os resultados gerados por muitas empresas de prospeção tem deixado a desejar.


Parte dos ganhos de qualquer consultor como eu, é cobrar por bons conselhos, pois eles são atividade core deste segmento, certo? Mas este conselho eu dou de graça pois realmente não dá mais para se calar perante os verdadeiros absurdos que muitas empresas especializadas em prospecção estão fazendo por aí.


Diretores comerciais e empresários do segmento de venda de tecnologia no segmento de venda complexa B2B, por favor: "parem de contratar esses serviços da forma que estão fazendo" se contratarem, exijam cláusulas pesadas de multa diante do não cumprimento do acordo estabelecido.


Instatisfação, instatisfação e insatisfação é só o que ultimatente tenho visto. Prospectar no nosso mercado é difícil mesmo, fazer o que!? Não vamos resolver nossos problemas terceirizando essa atividade que passou a ser "chave" para o sucesso da área comercial diante desta concorrência insana. Essas empresas se multiplicam igual coelhos, parece a onda que o call center passou anos atrás, mas o que se multiplica juntamente com elas, são as insatisfações ocasionadas pelo péssimo resultado gerado. O problema é técnico, não é da falta de comprometimento destas empresas.O pitch é complicado mesmo para marcar reuniões do que vendemos, e se é um fato sabido por todos, é claro que para um terceiro aplicá-lo, é ainda pior. Estas empresas tem "plena convicção" que conseguem gerar bons resultados, mas na prática não estão conseguindo, portanto, se você ainda quer insistir mais um pouco, coloque uma cláusula que proteja seu investimento, pois a coisa está feia mesmo, chega a ser uma vergonha. Cuidado!








Fonte: Panorama de Geração de leads 2025                             empresas de software
Fonte: Panorama de Geração de leads 2025 empresas de software

Seus olhos não estão lhe enganando não, dos visitantes do seu site, na média, 1,95% se tornam leads, mas isso não significa que estão no ICP necessário para sua empresa, logo o número de bons leads é menor, além do que a taxas de conversão vem piorando ano após ano.


Estamos nos defrontando com uma realidade bem dura: "o número de oportunidades que chegam inbound está diminuindo de forma consistente" (ano após ano) e sabemos que oportunidades que chegam inbound são as melhores, não é? Os prospects que abordamos via outbound normalmente demoram mais para se converterem em oportunidades porque temos que engajá-los.


Os impactos na área comercial são enormes, pois a medida que diminui o número de oportunidades comerciais é necessário que aumentemos as taxas de conversão entre oportunidades e vendas e não é simples fazer isso. As taxas de conversão entre propostas colocadas e vendas realizadas, giram em torno de 15%. Bons vendedores trabalham com taxas entre 20% a 30% e somente os excelentes vendedores conseguem taxas superiores a 30%, logo, é só aplicar estas taxas para ver o tamanho do problema que temos que resolver.


"Gerar oportunidades comerciais" e "conduzi-las com excelência" é o grande paradigma de agora e dos próximos anos e as empresas que não derem atenção a esse fato podem se preparar para dias bem difíceis.


Não basta fazermos o trabalho comercial bem feito, precisa ser excelente beirando a perfeição, caso contrário as taxas de conversão cairão da atual mediana de 15%. Isso se deve a hipercompetição que muitos não querem ver. Saímos da casa das dezenas para centenas de concorrentes neste cenário, não dá para jogarmos o jogo do mercado do mesmo jeito que faziamos, temos que ser mais criativos, detalhistas e disciplinados no processo comercial. É claro que as técnicas atuais e artefatos de apoio necessitam de uma boa revisão.


Reflitam sobre isso.







Blog: Blog
bottom of page