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É hora para analisar o que está acontecendo


Já passou da hora de fazermos uma análise sobre a lógica do funil de vendas. O que vou comentar não é nada do que alguém não saiba, é só parar para pensar.


As oportunidades estão "minguando"


É a concorrência amigo. Ela está fazendo com que o número de oportunidades comerciais caia para todos, pois o PIB cresce a uma taxa bem menor do que a crescente demanda das empresas por vendas, sejam as que já estão estabelecidas no mercado ou dos novos concorrentes entrantes.


A lógica das taxas de conversão x Mais oportunidades


Existe uma forte lógica atrás das taxas de conversão de cada fase, não é verdade? O controle delas virou uma neurose, mas não está resolvendo. As empresas contratam SDR´s, BDR´s, investem em outbound e inbound marketing, terceirizam o processo de geração de demanda e algumas acabam aumentando um pouco o número de oportunidades ou pelo menos mantendo o número de oportundiades para seu time, mas mesmo assim não conseguem vender mais.


Onde está o problema


No trabalho nas etapas final do funil. Em outras palavras: os vendedores precisam aproveitar melhor as oportunidades em suas mãos e convertê-las e se o fizerem,não precisam trabalhar com tantas oportunidades ao mesmo tempo. Dito isto temos outro problema que acaba por emergir: "a verdade da estratégia da empresa vem a tona", ou seja: "a empresa realmente entrega o valor adequado para todos os segmentos que se propõe a atender?" Existe uma dificuldade enorme de se mostrar os diferenciais, pois as soluções tendem a se assemelhar a cada dia, exemplo: "quem tem a coragem de dizer que não tem algo de IA em suas soluções?" Isso foi sempre assim. Quem não vendeu algo que não tinha, mas que entregou em tempo de projeto?


A solução


Trabalhar com excelência a condução das oportunidades comerciais. Atualmente os processos comerciais estão padronizados, não existe nenhuma criatividade. Os relacionamentos necessários não são bem construídos. Gente, a conversa é a mesma. Quem não focar e não inovar no processo de condução das oportunidades existentes irá sempre trabalhar com taxas baixíssimas de conversão e terá que trabalhar arduamente para ter sempre um número gigante de oportunidades no topo do funil.


Estamos gastando em software, serviços e pessoas para deixar nossa "máquina de vendas" fortalecida, mas o dinheiro investido normalmente é muito mal utilizado quando não conseguimos convertê-los em vendas efetivas. Não podemos ficar felizes aumentando visitantes do site, aumentando o número de MQL´s ou SQL´s gerados se "não vendemos". É uma ilusão.


Quando comecei a vender, eu nem sabia o que era direito tecnologia e vendas (Funil de vendas...não tinha a menor ideia de sua existência). Não tinha paradigma algum, apenas canalizei os conhecimentos que tinha de gestão e do produto que vendia para ajudar meus futuros clientes e sempre tive taxas de conversão duas a três vez maior do que as praticadas no mercado, o detalhe é que eu sabia perfeitamente responder a cada uma destas indagações: O que? Por quê? Onde? Como? e Quando?


A indagação mais importante a ser feita agora para melhorarmos nossas vendas é: "O que devemos fazer para aumentarmos as taxas de conversão de propostas para vendas efetivas?".


Fácil? Não, mas dá para fazer. Reflitam sobre isso.



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A Lincros vendeu o controle majoritáiro à Sankhya. Parabéns aos sócios por ter atraído este excelente investidor.


A Sankhya


A Sankhya tualmente é um dos maiores players do segmento de sistemas de gestão (ERP), foi fundada em 1989 e em 2020 recebeu um aporte de R$ 425 milhões do fundo soberano de Singapura (GIC) e começou a investigar empresas que fizessem sentido para sua estratégia e encontrou a Lincros.


Lincros


A Lincros foi fundada em 2012 por Gilson Chequeto, Jean Carlos Pereira e André Jacinto, com sede em Blumenau, SC, um polo tecnológico do Brasil. Nasceu com a missão de tornar o setor logístico mais estratégico por meio de soluções tecnológicas inovadoras.


Nossa história com os sócios da Lincros

(por 3 vezes fomos seus consultores)


2022 - primeiro aporte de capital - Sequóia


Fomos consultores da Lincros em 2022 quando ela tinha acabado de receber um aporte de capital da empresa Sequóia para fortalecer sua presença a nível nacional.


2012 - fundação da Transpobrasil (semente da Lincros)


Fomos consultores da Transpobrasil que foi a primeira solução desenvolvida com o foco em gestão logística sendo um marco importante na história dos sócios, pois foi a primeira experiência no mercado de gestão complexa. Ela acabou mais tarde se tornando a Lincros.


2011 - G2Ka (incorporada pela Neogrid - parte do valor recebido viabilizou a Transpobrasil)


Foi com a G2ka que conheci os sócios da futura Lincros e para mim foi um desafio, pois tinha acabado de sair da sociedade de 02 franquias Totvs e me tornar consultor e no caso deles, tive que adaptar meus conhecimentos para ajudá-los a vender as soluções G2ka para empresas menores, pois eu estava acostumado a vender valor mais altos e deu certo, tão certo, que segui com eles nas duas empreitadas acima. A G2ka conseguiu projeção nacional e acabou atraindo a atenção da empresa Neogrid que acabou incorporando.


Clientes X Investidores


Nós não somos especialista em M&A, o que acontece, é que trabalhamos com estratégia, vendas, marketing e canais de distribuição e muitos clientes que obtiveram excelentes resultados acabaramm por chamar a atenção do mercado, chamo isso de efeito colateral positivo de nossa consultoria.


Outros clientes acabaram atraindo invstidores nacionais e internacinais tão importantes quanto a Sankhya, tais como:

  • Senior

  • Nstech

  • Constellation e

  • Neogrid


Mesmo que não precise, esteja pronto para atrair investidores


É o que sempre falo para nossos clientes, mesmo que não tenha por objetivo atrair investidores neste momento, mantenha a empresa atraente, pois não sabemos o dia de amanhã e ninguém (nem você mesmo), irá se sentir atraído para investir numa empresa que não tem acompanhado o crescimento do mercado.


Informação é a base
Informação é a base

Mais uma técnica que é uma velha conhecida de quem vende a alguns anos para o middle market e o mercado enterprise, mas com uma roupagem nova.


Vender para uma grande conta requer uma dedicação especial, digamos: mais atenção, pois o ticket médio compensa. Mais complexo e mais demorado, é claro que oportunidades assim não podem ser tratadas de forma simples utilizando o conceito puro de máquina de vendas.


As oportunidades que requerem o uso do Account Based Marketing não podem ser tratadas por qualquer vendedor, o perfil é mais corportivo, logo, exigem vendedores extremamente experientes e um pouco de cabelo branco ajuda.


Essas oportunidades exigem um mapeamento muito detalhado, pois a "informação" é base para definirmos boas estratégias.


Conhecer o mercado onde a empresa está inserida: seus desafios, concorrentes, suas ofertas e os processos necessários para fazer a operação ser lucrativa é essencial. Mapear e construir relacionamento com todas as pessoas que são direta ou indiretamente impactadas por nossas soluções é crucial.


Vejam: informação, informação e informação. Essa é a base para que possamos utilizar bem os recursos ABM que estão ao nosso alcance e talvez buscar ou criar outros que nos ajudarão a vender para contas deste perfil.


Tratar cada oportunidade como "única" é o que fará a diferença, mesmo tenhamos pleno domínio dos desafios do CNPJ, cada CPF é único e precisamos tratá-lo como tal para ganharmos vantagens competitivas.





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