Cuidado, a industrialização do processo comercial está afetando os resultados comerciais, alguns profissionais estão "perdendo a mão".
Algumas pessoas ainda acreditam ou querem acreditar que para o nosso tipo de negócio a venda é um processo linear NUNCA FOI. Simplesmente há vendas mais fáceis, só isso.
É simples: "o que não se vende sozinho através de qualquer meio de comunicação e precisa de uma explicação" necessariamente precisa ser vendido.
Vender algo sempre foi complexo e tem se tornado ainda mais com o acirramento da concorrência e parece que alguns profissionais não estão se dando conta disso.
O mercado está muito competitivo para a maioria dos mercados de tecnologia e está exigindo dos vendedores (nós) uma postura muito mais ativa e estratégica do que no passado.
Quem acredita que a venda segue um fluxo linear mais ou menos assim: Marcação de reunião, Apresentação, Proposta, Negociação e Follow Up está redondamente enganado, isso é o básico. A oportunidade é cheia de curvas, idas e vindas, recheada de situações inusitadas e cheia de perfis de compradores diferentes o que a torna ÚNICA.
Então, o correto é tratarmos cada oportunidade de forma customizada. Fazendo uma analogia com o setor industrial, temos num extremo fábricas que produzem de forma massificada, tais como alguns tipos de alimentos e cimento e no outro extremo fábricas que produzem por projeto como o setor de automação industrial e serviços em chapas de aço por exemplo.
É preferível tratar a oportunidade como um projeto, do que tratá-la como um produto massificado, apesar de gastarmos mais energia não iremos errar tanto. É mais caro? O investimento da conta é diretamente proporcional ao ticket médio, mas nesse artigo não estou falando desse tipo de investimento "financeiro" de despesas de vendas e marketing, mas sim do investimento em "conhecimento estratégico".
Mapeando e monitorando a oportunidade conseguiremos adaptar as ações que podemos e ou devemos por em prática para convertê-la em negócios e isso significa que temos que ter estratégia nas contas não esquecendo de adaptá-la conforme o andamento do processo comercial.