A dura realidade do marketing digital nas empresas de software
- Isley Roberto Schroeder

- 8 de jul.
- 2 min de leitura

Seus olhos não estão lhe enganando não, dos visitantes do seu site, na média, 1,95% se tornam leads, mas isso não significa que estão no ICP necessário para sua empresa, logo o número de bons leads é menor, além do que a taxas de conversão vem piorando ano após ano.
Estamos nos defrontando com uma realidade bem dura: "o número de oportunidades que chegam inbound está diminuindo de forma consistente" (ano após ano) e sabemos que oportunidades que chegam inbound são as melhores, não é? Os prospects que abordamos via outbound normalmente demoram mais para se converterem em oportunidades porque temos que engajá-los.
Os impactos na área comercial são enormes, pois a medida que diminui o número de oportunidades comerciais é necessário que aumentemos as taxas de conversão entre oportunidades e vendas e não é simples fazer isso. As taxas de conversão entre propostas colocadas e vendas realizadas, giram em torno de 15%. Bons vendedores trabalham com taxas entre 20% a 30% e somente os excelentes vendedores conseguem taxas superiores a 30%, logo, é só aplicar estas taxas para ver o tamanho do problema que temos que resolver.
"Gerar oportunidades comerciais" e "conduzi-las com excelência" é o grande paradigma de agora e dos próximos anos e as empresas que não derem atenção a esse fato podem se preparar para dias bem difíceis.
Não basta fazermos o trabalho comercial bem feito, precisa ser excelente beirando a perfeição, caso contrário as taxas de conversão cairão da atual mediana de 15%. Isso se deve a hipercompetição que muitos não querem ver. Saímos da casa das dezenas para centenas de concorrentes neste cenário, não dá para jogarmos o jogo do mercado do mesmo jeito que faziamos, temos que ser mais criativos, detalhistas e disciplinados no processo comercial. É claro que as técnicas atuais e artefatos de apoio necessitam de uma boa revisão.
Reflitam sobre isso.




























Comentários