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Uma questão de sobrevivência - Esteja sempre pronto para vender sua empresa


Apesar de parecer, essa afirmação não é retórica. Estamos há 20 anos no mercado apoiando o crescimento das empresas de tecnologia, logo, sabemos o que estamos dizendo e não falo aqui apenas do aspecto "valorização do negócio", mas sim de sua "sobrevivência".


Trabalhar para que a empresa esteja sempre pronta para ser vendida quer dizer que estamos agindo para que ela tenha uma boa performance sendo atraente para investimentos externos ou dos atuais sócios, esse que é o segredo. Estar pronta para vender em outras palavras significa que a empresa esta promovendo o crescimento contínuo do seu faturamento, clientes e lucros numa verdadeira espiral de prosperidade. Fica na opção dos atuais sócios vender ou não a empresa quando aparece a oportunidade e foi exatamente isso que ocorreu com 12 de nossos clientes, parte ficou com a maioria da participação, parte ficou com alguma participação na empresa e alguns venderam 100% do negócio e obtiveram um bom retorno.


Dá para agirmos de forma mais comedida, no sentido de controlar a prosperidade (o crescimento)? Não dá, o mercado não permite isso. O crescimento constante é a moeda de troca que o mercado pede aos empresários. Temos consumidores mais volúveis (menos fiéis) e uma concorrência muito mais intensa não adiantando apenas crescer, é necessário este crescimento seja maior do que o dos nossos concorrentes ou dentro de uma linha do tempo iremos ser literalmente sufocados por eles.


A realidade é que crescer, numa foi uma opção e quem acha isso coloca seu negócio em risco. É um equívoco pensar que se "pode ir levando". Sabe aquele dito popular do "não está bom", mas também "não está ruim" ou "conheço quem está pior" é uma armadilha. A empresa não vai fechar de imediato, talvez nem feche, mas de empresário nos tornamos "funcionários terceirizados" dependentes de meia dúzia de clientes e se numa eventualidade (que nós vivenciamos algumas nestes 20 anos) precisarmos vender a empresa, ela poderá não valer quase nada. Houve empresários que entregaram seus negócios por alguns trocados, triste.


Se estamos sentido ou sabendo que o desempenho poderia ou deveria ser maior e não agimos, não teremos o direito de reclamar depois. O que observamos em alguns empresários é o desejo de "controlar a performance", tipo: agora precisamos vender mais, agora não podemos mais vender porque temos que entregar o que vendemos...como se pudéssemos abandonar o mercado por um tempo e depois de alguns meses voltar. Ao mesmo tempo que todos dizem: "queremos ter o bom problema que é implantar", mas para alguns isso é só retórica.


Muitos que estão lendo esse artigo podem ter vivenciado o preço que pagaram ou ainda estão pagando pela retomada do crescimento de seus negócios. Quando você deseja voltar a ter boa performance paga o preço de desenferrujar toda a máquina e nesse momento não pode acontecer de você ter que vender sua empresa, pois se acontecer esteja preparado para ofertas bem baixas.


Aja agora, não procrastine!



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