top of page
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Não perca sua identidade


É indiscutível a importância das empresas adotarem boas práticas de mercado para permanecer e crescer no mercado.

Empresas de grande porte que continuam crescendo, sempre são foco de análises, pois com certeza possuem exemplos de estratégias de sucesso. Várias empresas de consultoria do mundo inteiro, estudam essas estratégias reunindo seu conteúdo em manuais de boas práticas de mercado e procuram implementar em seus clientes parte delas objetivando alavancar seus resultados.

Nós também fazemos isso. Só tem um ponto: assim como as pessoas, as empresas não podem perder sua identidade.

Não chamamos de "maria vai com as outras" as pessoas que não tem personalidade própria? Assim acontece com as "pessoas jurídicas".

Muitas empresas acabam por imitar as estratégias de empresas consideradas referência no anseio de melhorarem seus resultados e o efeito acaba sendo o inverso.

Para começar, implementar estratégias que dão certo em outras empresas não é garantia de sucesso. Isso é muito antigo. Décadas atrás Harvard fez um estudo do sucesso de campanhas de marketing adotas por uma determinada marca de cigarros. Meses depois perguntaram a ela se a recomendação valia para sua principal concorrente e ela prontamente disse "não". Esse "não" foi fundamentado por várias percepções, tais como: história do concorrente, momento que o concorrente passava, imagem a ser cultivada, etc... .

Com base nesse exemplo, várias discussões podem surgir, mas iremos nos ater a um ponto fundamental: "diferenciação".

Esse ponto pode levar a crer que as boas práticas de mercado são diametralmente opostas a diferenciação que deve ser defendida nas empresas. É necessário sabedoria na implementação de boas práticas de mercado e na correta preservação da identidade da empresa.

O que não pode ocorrer é a despersonalização da empresa na defesa da implementação das boas práticas, aliás, manter a identidade empresarial é uma boa prática.

O sucesso da empresa está fortemente atrelado ao seu desempenho comercial, certo? Na ânsia por continuar obtendo taxas elevadas de crescimento, as empresas podem ser levadas a adotar "boas práticas" que acabam afetando um de seus bens mais valiosos, claro, sua "identidade".

Quem vende sabe a importância que é termos diferenciais. Os diferenciais ajudam a fazer a diferença na mente de nossos potenciais clientes, assim deixando nossa marca. Fazendo isso, aumentamos a facilidade de sermos identificados pelo mercado.

Logo, não podemos perder nossa identidade. Se ela não é boa, aí o problema é outro.

Boas práticas de mercado se mal aplicadas, jogam contra nossa identidade, logo, cuidado com sua implementação.

Respeite sua identidade.

Post Único: Blog_Single_Post_Widget
bottom of page