top of page
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

O que faz as empresas terem picos de crescimento?

A revista exame publicou uma estatística bem interessante sobre esse tema. Estudos apontaram itens que impulsionam os negócios, estes, foram classificados nos seguintes grupos:

  • Produtos

  • Equipe comercial

  • Market share

  • Clientes

  • Digitalização

  • Foco

  • Canais e

  • Preços

Vamos a eles:

1. Criação de novos produtos foi apontado com o principal

impulsionador com 56% dos voto

2. Aumento da eficácia da força de vendas ficou em segundo lugar com 55% dos votos e

3. Expansão em novos mercados geográficos e melhoria da

experiência do cliente, ambos com 50% dos votos.

Além desses 03, apareceram na estatísticas os seguintes pontos:

4. Transformação digital

5. Definição do foco de atuação do negócio

6. Integração com canais de distribuição e

7. Desenvolvimento e execução da estratégia de preços.


Acaba de sair uma pesquisa sobre a prioridade do marketing desse ano e a palavra-chave é "credibilidade".

Mas tenho uma má notícia aos marqueteiros de plantão: "cuidado, pois aqui o buraco é bem mais embaixo".

A curto prazo, existem dezenas de técnicas que apoiam as empresas a venderem uma imagem que fortalece a credibilidade e boa parte funciona mesmo, mas a curto prazo.

Essas técnicas são que nem maquiagem facial no início e no final de uma festa, ou seja, no início fica maravilhoso, mas no final da festa... .

Credibilidade verdadeira se conquista com "trabalho honesto e de resultado realizado com disciplina projeto a projeto...mês a mês...ano após ano".

Credibilidade não se compra, se conquista. Quantas empresas tentam comprá-la, chega ser hilário.

Se quisermos efetivamente sermos reconhecidos como uma empresa íntegra muito trabalho precisa ser feito na empresa como um todo.

O marketing só irá facilitar parte da comunicação, pois boa parte o mercado irá se encarregar através do boca a boca e das redes sociais.

Sabe aquele garoto que quer se passar por um excelente profissional? Não dá, certo?

Credibilidade segue o mesmo processo da sabedoria, a gente adquire com o tempo.

A empresa precisa respirar e transpirar credibilidade e não ceder as tentações que aparecem pelo caminho que podem afetar sua imagem.

Venda, entregue e suporte certo. Só existe essa alternativa. Não permita desvios de conduta empresarial.

Esqueça as estratégias de curto prazo que levam a resultados passageiros e podem levar a sua empresa a bancarrota.

Se demoramos anos para conquistar a credibilidade no mercado, levamos alguns minutos para perdê-la e provavelmente nunca mais reconquistá-la.


Na história de sucesso de várias empresas, colhemos muitas lições. Vemos estratégias excelentes para:

  • estabelecer canais de distribuição;

  • fechar mais negócios;

  • fortalecer a marca;

  • agregar valor com serviços complementares;

  • gerar diferenciais competitivos;

  • acelerar o ciclo de fechamento;

  • fidelizar clientes;

  • aumentar a rentabilidade;

  • ...

Mas, existe uma condição para tudo isso funcionar, um ponto em comum: "O PRODUTO". Devemos entender " O PRODUTO" como ofertas, ou seja, produto e/ou serviço.

Não tem jeito, não adianta querermos desviar, o ponto é que NÃO EXISTE SUSTENTAÇÃO DA EMPRESA SEM UM PRODUTO/SERVIÇO "MUITO BOM"!.

Todo o resto é importante. Lógico que sem os itens que comentamos anteriormente, a tendência é que a empresa encontre graves problemas de crescimento. Agora sem um "PRODUTO CAMPEÃO" fica quase impossível.

Produtos ruins são logo descartados. Produtos medíocres permanecem medíocres até serem superados, somente produtos que efetivamente atendam com qualidade e supere as expectativas terão chances de perenizar a operação de nossas empresas e gerar altos rendimentos.

Se o produto não for bom, vira conversa "vazia" de vendedor!

Sem inovações constantes corremos o risco de colocar nossos negócios em risco, pois o mercado não para e está cada vez mais seletivo.

Blog: Blog
bottom of page