Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Capital humano - O papel da Andragogia


Uma das atividades que mais fazemos (ou deveríamos fazer) nas empresas de tecnologia é educar nosso time, seja em produto, governança, tecnologia ou na gestão de relacionamento com clientes, colaboradores e terceiros.

Quando necessitamos passar uma informação muitas vezes utilizamos métodos errados, ou seja, nos utilizamos dos métodos propostos pela Pedagogia (ensino de crianças).

A questão é que não servem para ensinar adultos, pois o adulto já possui uma barreira natural que são seus conhecimentos teóricos e práticos advindos de sua experiência pessoal.

Crianças "aceitam" mais facilmente as coisas justamente por não terem ainda a vivência que lhes permita comparar e julgar informações.

Parece óbvio não é? Mas infelizmente nós como profissionais acabamos por utilizar estas mesmas técnicas que são capazes de por fim ao nosso nobre objetivo de ensinar ao nosso time novos conceitos.

Temos que nos utilizar da Andragogia que passa pelas seguintes etapas:

  • Exposição da informação

  • Debate

  • Reflexão

  • Busca de informação

  • Aceitação

  • Uso da informação

  • Performance

  • Incorporação

Essas etapas podem ser mais resumidas ou ainda mais detalhadas conforme a linha de aprendizagem de determinados instrutores, mas reflete o método.

Exposição da informação

Temos que apresentar a informação da maneira mais neutra possível para que a pessoa não interprete que somos ardente defensores do assunto (se formos muito ardorosos na exposição e defesa das ideias poderemos gerar desconfiança).

Debate