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Previsão 2020, agora vai?


Lembram das previsões de crescimento para 2019? Não é segredo, basta dar uma pesquisada e encontramos previsões de crescimento variando de 8% a mais de 10% ao ano para o mercado brasileiro de tecnologia.

E como foi o crescimento de sua empresa? Ficou nessa faixa? Talvez um pouco abaixo, um pouco acima ou sei lá, talvez não tenha crescido.

O que sabemos é que o mercado não reagiu como todos esperavam, o crescimento do Pib deverá ser de 1,2% (se tudo der certo) praticamente a mesma taxa de 2018 (que foi de 1,1% sobre 2017).

Para 2020 já existe projeções para o Pib superiores a 2% e para o mercado de tecnologia há projeções de mais de 20%.

Vai acontecer?

Existem sinais concretos de melhoria da economia por causa das ações econômicas que estão sendo tomadas e isso é inegável.

Agora, o quanto que esse crescimento impactará no crescimento de sua empresa?

Sabe qual é a verdade? Sentimos, mais pode ser próximo a "zero".

Explicamos, as previsões de crescimento do mercado são importantes como dado adicional que contribui para as previsões que precisamos fazer para as nossas empresas, agora estão longe de serem o dado mais importante.

Quando fazemos uma previsão e definimos metas, necessitamos levar em consideração vários fatores estruturais da empresa e da equipe comercial ou iremos nos frustar no final do ano.

Para sermos mais assertivos, além da previsão do Pib e mais especificamente da previsão de crescimento do setor de tecnologia (que para 2020 apontam para 10x a taxa do Pib), temos que considerar três fatores importantíssimos:

  • geração de leads qualificados

  • geração de oportunidades comerciais e

  • geração de clientes

No processo de geração de clientes, temos que considerar:

  • número de vendedores (diretos e/ou indiretos)

  • histórico de vendas

  • maturidade dos vendedores e

  • taxa de conversão

Para vendas em clientes atuais, ainda temos que considerar:

  • nível de satisfação dos clientes e

  • mix de ofertas

Para vendas em clientes atuais e novos é de suma importância levar em consideração as seguintes variáveis das ofertas:

  • curva de maturidade

  • intensidade da concorrência e

  • diferenciais percebidos

Não é tão simples assim fazermos previsões. Temos que conhecer muito bem a realidade do mercado e o nosso posicionamento estratégico perante ele.

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