top of page
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Ano começando - Equipe motivada?

  • há 3 minutos
  • 3 min de leitura

Preocupação com motivação


Estamos no início do ano e a motivação da equipe é uma condição para o sucesso de nosso planejamento (para quem o fez, claro!). Não existe gestor da área de tecnologia e serviços que não se preocupe com este tema (pelo deveria), até porque o “recurso humano” é um dos pilares de nosso negócio .


Técnica: Treinamentos motivacionais


Quem nunca fez ou contratou um seminário ou um treinamento sobre motivação?


Caminhando sobre brasas


A figura acima foi uma das técnicas utilizadas por orientadores motivacionais: “correr descalço sobre brasas”. O orientador fala algumas coisas para seus alunos, afirmando que temos capacidades incríveis e basta nos concentrarmos em nosso objetivo, confiar e seguir. Assim vários participantes saem correndo ou andando sobre brasas, chegando no outro lado se sentindo vencedores, talvez com algumas queimaduras leves.


Assim existem outros apelos, normalmente de cunho emocional. Eu participei de um seminário onde muitos se abraçavam e outros choravam. Teve um outro bem engraçado, pois o orientador em determinado momento pediu para as pessoas pularem com alegria (!?)


Funciona?


Sim, para alguns.


Mas, O efeito é curto. Este tipo de treinamento tem efeito passageiro. Assim que se retoma a rotina do trabalho aquela “energia” obtida no treinamento vai acabando.


Técnica: As metas X benefícios


Outra forma muito utilizada por alguns é apresentar a importância das metas a serem alcançadas pela empresa e os benefícios que o time obterá caso sejam alcançadas, tipo: bônus, PLR, etc…


Funciona?


Sim, para alguns.


Mas, não para aqueles que acreditam que metas definidas são inalcançáveis, de difícil entendimento ou simplesmente não acreditam porque já viram que na empresa “esse negócio de meta e bônus, não funciona”.


Ténica: Atendimento personalizado


Hoje é muito comum utilizarmos a frase “fazer sentido” inclusive para o tema motivação para cada colaborador. Gestores e profissionais de RH procuram entender o que efetivamente motiva cada pessoa e procura dar significado a importância de produzirmos com qualidade e produtividade.


Funciona?


Sim, para alguns.


Mas, não é fácil manter exigindo um esforço importante da empresa que aplica esta técnica. Atualmente existem empresas de software que já fornecem como benefício, o atendimento com psicólogos, até porque é mais barato do que afastar pessoas por burnout ou conviver com baixa produtividade.


Avaliações 360 graus


É todo mundo avaliando todo mundo: colaborador-gestor-colegas, enfim, é uma superavaliação.


Funciona?


Sim, para alguns.


Mas, infelizmente algumas vezes pessoas saem extremamente ofendidas destas reuniões e animosidades são semeadas. Exige bastante maturidade de todos.


Existe uma fórmula definitiva para a motivação?


Não, pois não existe apenas uma forma de motivar e depende muito do momento da empresa e do momento de cada colaborador (as vezes as coisas são incompatíveis mesmo).


O momento do CNPJ como base motivacional


A grande verdade é que existe algo em comum, um grande agregador e é o CNPJ. Se o CNPJ não for bem, nada dará certo. Não adianta investir em psicólogos, avaliações 360o. ou num plano de benefícios com metas que no momento não condizem com a situação de caixa por exemplo.


O momento do CNPJ precisa ditar o ritmo. Se o caixa está bom, se a margem de lucro está condizente e ela está crescendo fica mais fácil motivar considerando algumas demandas de cada CPF, mas caso contrário, é o bem-estar do CNPJ que precisa imperar e as pessoas terão que participar ativamente desse processo para equilibrar as coisas ou todos irão se enganar.


Eu já tive outras empresas no passado e fi executivo em outras e passamos por bons e maus momentos e efetivamente os aspectos motivacionais precisam estar aderentes a estes momentos ou infelizmente todo mundo pode se sentir bem na organização, mas por pouco tempo.


Sejamos sinceros e estratégicos. Precisamos motivar considerando inicialmente o posicionamento estratégico do CNPJ, pois se isso não ocorrer, qualquer ação de sustentação de motivação dos CPF´s não será vencedora.


 
 
 
Post Único: Blog_Single_Post_Widget
bottom of page