Senior adquiriu mais uma empresa no apagar das luzes de 2025 - Como está a atratividade de sua empresa?
- Isley Roberto Schroeder

- há 14 minutos
- 2 min de leitura

Foi a Cigam uma das últimas compras da Senior Sistemas em 2025. A Cigam é uma empresa e tanto, parabéns a Senior por mais esta aquisição.
A Senior já adquiriu algumas empresas onde atuamos como consultores, foi a GKO Sistemas (empresa com sede no Rio de Janeiro focada em TMS Embarcador), a Softran (focada em ERP para transportadoras) e a Gôndola sistemas (focada em ERP para supermercados).
Mas ela não tem o costume de divulgar seus negócios, mas desta vez ela divulgou e a venda não fugiu ao tradicional dos últimos anos. Vez por outra vemos algumas aquisições que saltam os olhos, não é verdde? Vemos empresas sendo vendidas por somas bem generosas... só que isso é raríssimo. Se olharmos na própria mídia, encontratemos empresas de tecnologia sendo vendidas por 1,5 a 2,5 vezes seu faturamento na média.
Vejamos o caso da Cigam. Ela faturou em 2024 em torno de R$ 70 milhões e foi adquirida por R$ 162 milhões o que dá: 2,3 vezes seu faturamento. Aqui pode ter algum ajuste por não ter sido divulgado o faturamento de 2025.
Há várias metodologias utilizadas para valuation, uns consideram um número "x" de vezes o valor do ebitda, outros o valor contábil e assim vai... Mas, a realidade nos mostra que a grande maioria das transações no Brasil fica na média que apontei acima.
Logo, você venderia sua empresa por 2 vezes o faturamento dela, valeria a pena? E se sim, o mercado pagaria?
Investidores procuram negócios bons para investir, ou seja: empresas "atraentes". O que os atrai? Relacionamos abaixo, dez pontos que podem ser considerados na análise do nível de atratividade das empresas e aproveite para analisar o nível de atratividade da sua. Podem ser consideradas atraentes para investidores tradicionais, empresas que:
Atingiram pelo menos um milhão de faturamento mensal
Possuam uma ampla carteira de clientes
Tenham ofertas tecnologicamente atualizadas
Possuam complementaridade de oferta
Sendo empresas tradicionais, tenham crescido em média 20% aa
Tenha uma margem de lucro mínima de 20%
Trabalhem com canais de distribuição
Inovaram, seja na oferta ou no mercado
Tenham baixas taxas de churn
Sejam admiradas pelos seus clientes e
A receita recorrente (mrr ou arr) seja a principal fonte de receita cobrindo praticamente todos os custos da operação.
Fato é que ninguém irá investir numa empresa que não tenha pelo menos a metade dos 10 itens acima.
Por isso reforço que crescer não é uma opoção dos empresários, mas uma condição de sustentabilidade a longo prazo influenciando decisivamente em sua valorização. Cada ano que passa sem que tenha um crescimento consistente, é um ano perdido e que muito provavelmente não será recupaerado afetando negativamente a sustentabildiade e a valorização do seu negócio.




























Comentários