top of page
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Senior adquiriu mais uma empresa no apagar das luzes de 2025 - Como está a atratividade de sua empresa?

  • Foto do escritor: Isley Roberto Schroeder
    Isley Roberto Schroeder
  • há 14 minutos
  • 2 min de leitura

Foi a Cigam uma das últimas compras da Senior Sistemas em 2025. A Cigam é uma empresa e tanto, parabéns a Senior por mais esta aquisição.


A Senior já adquiriu algumas empresas onde atuamos como consultores, foi a GKO Sistemas (empresa com sede no Rio de Janeiro focada em TMS Embarcador), a Softran (focada em ERP para transportadoras) e a Gôndola sistemas (focada em ERP para supermercados).


Mas ela não tem o costume de divulgar seus negócios, mas desta vez ela divulgou e a venda não fugiu ao tradicional dos últimos anos. Vez por outra vemos algumas aquisições que saltam os olhos, não é verdde? Vemos empresas sendo vendidas por somas bem generosas... só que isso é raríssimo. Se olharmos na própria mídia, encontratemos empresas de tecnologia sendo vendidas por 1,5 a 2,5 vezes seu faturamento na média.


Vejamos o caso da Cigam. Ela faturou em 2024 em torno de R$ 70 milhões e foi adquirida por R$ 162 milhões o que dá: 2,3 vezes seu faturamento. Aqui pode ter algum ajuste por não ter sido divulgado o faturamento de 2025.


Há várias metodologias utilizadas para valuation, uns consideram um número "x" de vezes o valor do ebitda, outros o valor contábil e assim vai... Mas, a realidade nos mostra que a grande maioria das transações no Brasil fica na média que apontei acima.


Logo, você venderia sua empresa por 2 vezes o faturamento dela, valeria a pena? E se sim, o mercado pagaria?


Investidores procuram negócios bons para investir, ou seja: empresas "atraentes". O que os atrai? Relacionamos abaixo, dez pontos que podem ser considerados na análise do nível de atratividade das empresas e aproveite para analisar o nível de atratividade da sua. Podem ser consideradas atraentes para investidores tradicionais, empresas que:


  1. Atingiram pelo menos um milhão de faturamento mensal

  2. Possuam uma ampla carteira de clientes

  3. Tenham ofertas tecnologicamente atualizadas

  4. Possuam complementaridade de oferta

  5. Sendo empresas tradicionais, tenham crescido em média 20% aa

  6. Tenha uma margem de lucro mínima de 20%

  7. Trabalhem com canais de distribuição

  8. Inovaram, seja na oferta ou no mercado

  9. Tenham baixas taxas de churn

  10. Sejam admiradas pelos seus clientes e

  11. A receita recorrente (mrr ou arr) seja a principal fonte de receita cobrindo praticamente todos os custos da operação.


Fato é que ninguém irá investir numa empresa que não tenha pelo menos a metade dos 10 itens acima.


Por isso reforço que crescer não é uma opoção dos empresários, mas uma condição de sustentabilidade a longo prazo influenciando decisivamente em sua valorização. Cada ano que passa sem que tenha um crescimento consistente, é um ano perdido e que muito provavelmente não será recupaerado afetando negativamente a sustentabildiade e a valorização do seu negócio.



 
 
 

Comentários


Post Único: Blog_Single_Post_Widget
bottom of page