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Quando a "máquina de vendas" se torna numa "máquina de perder dinheiro"



Parece forte o título deste post, mas é fato que muita gente anda se decepcionando com o conceito. Pior, estão se sentindo enganados.


É fato que muitos investiram e não viram resultado na aplicação do conceito tão difundido por Aaoron Ross em seu livro Receita Previsível. A coisa virou chacota e alguns chamam o conceito de "Receita Imprevisível".


Por que?


A verdade é uma só: como toda estratégia comercial, o conceito deve ser muito bem compreendido e adaptado a cada tipo de oferta e mercado.


Senhores, a simples adoção do conceito em determinados nichos de mercado, leva a estrondosos fracassos e aqueles que me conhecem a mais tempo sabem muito bem do que estou dizendo.


Como sempre, quem ganhou muito dinheiro com isso foi o Aaron Ross e as consultorias que implementaram e implementam o conceito de forma in natura.


Não deu certo? Fácil, a culpa é da empresa que não soube aplicá-lo, não é assim? Afinal quem irá contra um modelo tão charmoso e com tanto sucesso em alguns negócios?


Fato é que muitos estão tendo que desmanchar todo um processo que a princípio, deveria ter trazido um volume de vendas incrível e não trouxe.


É fácil identificar onde a estratégia da Receita Previsível funciona razoavelmente bem, ela funciona em ofertas:

  1. Padrões

  2. Menos complexas

  3. Com baixo número de personas envolvidas

  4. Mais baratas e

  5. Ciclo curto de vendas.

Fora desta configuração de negócio, alguns conceitos precisam ser adaptados e outros descartados. Por isso, cuidado para não cair nas falsas promessas trazidas por pessoas apaixonadas pelos conceitos, mas com pouca (ou quase nenhuma) vivência de mercado.


O conceito de receita previsível é o que todo mundo queria ouvir, mas a realidade simplesmente mostra que é apenas mais um recurso.


Os recursos e estratégias trazidas pelo que muitos chamam de "old school" continuam sendo os pilares das vendas de soluções complexas.








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