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Kotler: Marketing vertical e marketing lateral


Estudar os conselhos de Kotler, considerado o pai do marketing, é indispensável para qualquer estrategista de negócios.

Você sabe a diferença entre marketing vertical e marketing lateral e os impactos nos negócios?

Talvez saiba, mas vamos relembrar nesse post.

Marketing vertical

É criar ideias partindo do produto atual levando a variações dele. Um exemplo simples no segmento de tecnologia, é desenvolvermos um novo sistema partindo de uma funcionalidade já existente.

Temos alguns clientes que se deram muito bem fazendo isso. A partir de uma reclamação coerente de um grupo de clientes sobre a superficialidade de uma determinada função, um novo software foi desenvolvido.

São várias técnicas utilizadas para colocar o marketing vertical em funcionamento, vamos apresentar alguns exemplos:

  • Modulação - aumento ou diminuição da intensidade ou abrangência de uma determinada funcionalidade

  • Tamanho - aumento ou diminuição do número de módulos de um sistema e

  • Complementos - criação de app´s que complementam o sistema gerando ao mesmo tempo receita adicional

Marketing lateral

É criar ideias pensando no nosso produto em relação a outro produto ou serviço.

Ele é muito importante porque se utilizarmos apenas o marketing vertical corremos o risco de hiperfragmentar o mercado atual, além de não nos deixar ver outros mercados.

Um bom exemplo é pensar num sistema atrelado a um serviço complementar: "um sistema de auditoria contábil + serviços de auditoria".

Só observando esse exemplo simples, podemos vislumbrar o fornecedor de software aumentando seus canais de distribuição através de auditores independentes que podem simultaneamente se transformar em clientes e em parceiros comerciais.

Use as duas técnicas para fortalecer sua estratégia mercadológica.

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