Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

FGV - Investimentos em TI: 8,2% do faturamento das empresas (Excelente mercado)



Já são mais de 30 anos que esta pesquisa iniciou e a cada ano que passa aponta para um crescimento crescente.


Na década de 90 a pesquisa apontava investimentos em tecnologia da informação na ordem de 4% do faturamento e agora apresenta mais de 8% (e crescendo).


Que mercado maravilhoso que estamos inseridos e cabe a nós sabermos aproveitar.


O mercado de tecnologia assim como a medicina tem se especializado e a cada ano que passa, tem exigido de nós muito, mas muito mais profissionalismo do que na década de 90 quando esta pesquisa iniciou.


Soluções "genéricas" estão perdendo e irão perder ainda mais espaço para as soluções "especializadas" e por isso é necessário não apenas a escolha dos segmentos alvo, mas também devemos disponibilizar APIs para de integração com outras soluções (integração entre vários especialistas é caminho sem volta).


Outro ponto importante observar, é que o número de concorrentes cresceu numa escala muito maior. Para determinadas necessidades não adianta os atuais players dizerem: "mas nós temos muito mais experiência", pois surgem competidores extremamente agressivos com uma carga tecnológica muito maior e acabam sobrepondo a experiência, ou pior, acabam mudando as regras de negócio sugerindo novos modelos e com isso sucateando de maneira violenta, toda uma histórica de vitórias.


Não há qualquer dúvida quanto a prosperidade de nosso mercado e também não deve existir qualquer dúvida quanto ao perigo que representa as novas soluções. Precisamos estar atentos e procurarmos antecipar eventuais inovações disruptivas para não corrermos o risco de colocar nossas empresas em risco mesmo num dos mercados mais prósperos do planeta.