Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Cuidados com produtos ou empresas start up



Infelizmente uma start up já pode nascer morta.

É sabido que uma das empresas mais inovadoras do mundo ou talvez a empresa campeã em geração de novas ideias é a 3M. Podemos afirmar que literalmente ela é uma verdadeira usina de novas ideias e é dela que vem o alerta: “80% das novas ideias provavelmente serão descartadas”.

Vejo em muitas empresas ideias que podem se transformar em ofertas campeãs de venda, agora ao mesmo tempo percebo que as estratégias de go to market são extremamente frágeis ou inexistentes.

Ao mesmo tempo que vejo aquela paixão (boa) pela oferta, vejo uma fé excessiva que acaba por cegar os criadores ou defensores do projeto.

Temos que profissionalizar mais as estratégias de go to market (ir para o mercado) das ofertas start up. Precisamos considerar uma série de itens, tais como:

  • Proposição de valor,

  • Definição de mercado,

  • Estratégia de entrada,

  • Formato dos canais de distribuição,

  • Preço,

  • Materiais de marketing,

  • Estrutura de atendimento,

  • Tecnologia,

  • Formas de entrega e

  • Educação.

Existem ideias não tão brilhantes, mas que com uma boa estratégia acabam por gerar excelentes resultados ao mesmo tempo em que existem ideias excepcionais com resultados pífios.

A 3M nos mostra que não podemos nos iludir quanto à necessidade de termos uma excelente estratégia de mercado para obtermos sucesso na consolidação de novas ofertas e/ou empresas.


Reflita sobre isso!