top of page
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

7 pecados capitais que prejudicam a alta performance



Afirmo que esse artigo é um dos mais importantes que escrevi por se tratar da verdade que encontro em grande número de empresas de tecnologia.


Os 7 pecados capitais são:

  1. Personalização - Não fazemos (só sob ameaça de morte)

  2. Vendas - A gente é obrigado a vender, não é?

  3. Cliente - Temos o suporte, eles existem para isso: suportar o cliente

  4. Serviços/Customizações – Tá bom, fazemos

  5. Parcerias – Sério?

  6. Colaboradores - Já temos PPR, precisa de mais coisas?

  7. Educação – Treinamos quando precisamos

Vamos as considerações:


Personalização - Não fazemos (só sob ameaça de morte)


Preparem-se para morrer então. Até as montadoras de carros não escapam, imagina nós que sabemos que na verdade tudo é possível. Prepare sua arquitetura de software e procure alternativas de mercado como low ou no code para apoiá-lo nisso.


Vendas - A gente é obrigado a vender, não é?


Você investe realmente em vendas? Então passe os olhos e veja quantas pessoas trabalham no desenvolvimento, tecnologia e afins e quantas trabalham em vendas.


Cliente - Temos o suporte, eles existem para isso: suportar o cliente


Não é brincadeira não, fato é que muitas empresas de tecnologia ODEIAM clientes, no máximo os suportam. Não acredita? Mas as atitudes que muitas e muitas vezes vejo nas empresas comprovam essa triste situação.


Plano de produto - Temos, sempre que o cliente pede (paga) fazemos


Gente, o que é isso? É óbvio que não dá para ser assim. Claro que não dá para fazer tudo o que os clientes pedem de graça, até porque existem coisas que só fazem sentido para ele. Agora também é óbvio que os clientes aguardam melhorias nas soluções, certo? Por que acham que hoje existe no mercado a figura do PO ou Product Owner?


Parcerias – Sério?


Algumas empresas por não saberem fechar bons acordos acabam perdendo força comercial e com isso muitas vendas. Seja parcerias de produto ou de distribuição, elas são muito benéficas, gente, até concorrentes tem se unido em determinados projetos? Logo, por favor não questione se dá certo ou não trabalhar com parceiros...questione porque não deu certo na sua empresa.


Colaboradores - Já temos PPR, precisa de mais coisas?


PPR virou lei em determinados mercados e praças. Ele não resolve o problema da performance individual, logo, seja criativo e crie um programa de bônus que realmente premie os talentos individuais ou continue a correr o risco de perdê-los. PPR é para reter pessoas e não talentos.


Educação – Treinamos quando precisamos


São 20 anos e sempre estou aprendendo. A pouco tempo passei por uma situação inusitada: uma empresa tinha bastante dinheiro para investir no negócio. Não só tinha, como realmente aportou capital...até o momento que viu que parecia que o negócio não andava conforme o programado. Foi descobrir que o gargalo era na verdade a falta do conhecimento técnico dos profissionais que foram contratados. De fato a empresa não tinha se preparado para acelerar o aprendizado do time novo que chegava. Bem, educação em regras de negócio, soluções e tecnologia precisa estar bem resolvido nas empresas ou ela corre o risco de não crescer mais na velocidade do mercado.


Post Único: Blog_Single_Post_Widget
bottom of page