top of page
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Os pilares da gestão empresarial


As empresas que não se pautam pelos pilares da gestão são presas fáceis aos "ruídos empresariais". O que chamamos de ruídos podem levar a verdadeiras catástrofes fazendo a empresa constar das estatísticas de negócios que não deram certo. Sabemos que o mundo se renova constantemente, mas existem certas "verdades empresariais" que dificilmente serão substituídas. Sentimos muito aos empresários que caem no "canto da sereia" acreditando em modismos ou o que é pior, acreditando em pessoas que não nunca construíram nada, apesar de ser extremamente inteligentes conhecendo muito da "teoria das coisas". Vivemos um momento bem turbulento e para ele existe um ditado que diz: "em momentos de crise é que se separam os homens das crianças". No mundo empresarial "absolutamente nada" é fácil e não dá para gerir uma empresa sem aplicar os fundamentos da gestão empresarial que constam da figura acima:

  • Planejamento

  • Processos

  • Sistemas

  • Indicadores

  • Tecnologia e

  • Pessoas

Planejamento

"Para quem não sabe para onde ir, qualquer vento é favor (ou contra)". Foi a frase mais espetacular que guardamos dos tempos de Fundação Don Cabral, ela resume o que queremos dizer".

Processos

Enquanto conseguimos executar tudo sozinhos, conseguimos manter a qualidade, a partir daí somente com processos bem estruturados para que outras pessoas possam não só manter, mas aumentar a qualidade, logo crescimento empresarial somente com processos bem estruturados.

Sistemas

Processos que não são sistematizados, são difíceis de replicar, logo temos que sistematizá-los.

Indicadores

Processos sistematizados que não possuem indicadores de controle implementados, tomam muito tempo para serem analisados.

Indicadores encurtam o tempo de análise de informações e consequentemente da tomada de decisões.

Tecnologia

No segmento de tecnologia da informação, tecnologia é o cerne da questão. Conhecemos um empresário que nos disse uma vez: "sei a tecnologia que minha empresa irá começar esse ano, mas com qual vai acabar eu não posso garantir".

Pessoas

Nenhuma empresa de tecnologia da informação ou prestadoras de serviço ligados ao conhecimento consegue crescer sem um time de primeiríssima qualidade.

Se mão de obra é o maior custo de uma empresa de tecnologia é também o seu maior patrimônio.

Tudo o que já foi dito de capital intelectual, se aplica aqui.

Reflita sobre isso!

Post Único: Blog_Single_Post_Widget
bottom of page