Mais uma evolução do formato de cobrança Primeira onda - Vendendo licenças Tradicionalmente as empresas de tecnologia iniciaram vedendo licenças de uso de suas soluções cobrando adicionalmente um valor mensal ou anual para atualizações tecnológicas e/ou legais quando havia sentido. Segunda onda - Alugando licenças Passado um período, o mercado demandou "aluguel" das licenças de uso para poderem contabilizar despesas , pois era mais vantajaso. O fornecedores então começaram a adotar mais esse novo formato de cobrança. Terceira onda - Saas Para aumentar a agressividade comercial, fornecedores acabaram por eliminar a venda de licenças de uso de uma vez e sofisticaram a modalidade aluguel, que começou a ser cobrado em função de volumes de determinada variável. Quarta onda - Valor zero x Monetização Estamos vivenciando uma nova forma de cobrança: os clientes não pagam absolutamente nada pela utilização da solução e os provedores geram sua receita através da monetização de alguma variável extraída do ecossistema do cliente. A revista Exame falou sobre o caso da MarketUp exemplificando a estratégia que com certeza irá gerar várias reflexões.
A empresa é uma desenvolvedora de sistemas de gestão para empresas do segmento varejista, com apenas 4 anos de existência.
Não cobra absolutamente nada de seus clientes, sua receita advém de uma taxa cobrada de 1% a 10% sobre as compras realizadas dos distribuidores e fabricantes cadastrados em seus sistema.
Descobriram que a gestão financeira e a gestão de compras são um grande problema para o pequeno varejista e decidiram então capitalizar essa oportunidade.
Já possuem mais de 100.000 usuários conquistados com forte investimento em marketing digital. Foram 13 milhões de reais investidos por empresários já acostumados a investir no mercado de tecnologia.
O potencial de ganhos para os clientes são muito grandes, exemplificam que um mercado pode economizar até 30% em suas compras e a fórmula é uma velha conhecida: economias geradas pelas compras em escala.
Logo, senhores empresários e empreendedores, já comecem a discutir estratégias de monetização e vejam como poderiam desonerar o cliente final dos investimentos nas soluções e ainda por cima gerar economias de negócio para os mesmos aproveitando para extrair suas receitas desse modelo.