Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Todos os ovos no mesmo cesto?


A sabedoria popular diz que não devemos colocar todos os ovos dentro de um mesmo cesto, pois caso se alguém escorregar... .

A diversificação é imprescindível, pois se dependermos apenas de uma oferta e o mercado consumidor da mesma entra em recessão ou deixa de vender por outras questões, colocamos nossa empresa em risco.

Ela permite gerar mais receita no mercado que trabalhamos ou gerar receitas em novos segmentos.

A diversificação por um bom tempo pode gerar as maiores fatias de lucro, agora ela precisa ser bem-feita, pois potencialmente gera uma série de problemas após o lançamento ao mercado e aí o efeito é justamente o contrário.

Erros na estratégia de diversificação “comem o lucro” das ofertas tradicionais. Nós já vivenciamos isso em clientes. Alguns nos apresentaram ofertas que tivemos que pedir para engavetar, pois careciam de fundamentos para dar certo.

Para a diversificação funcionar se faz necessário um plano de negócios para aumentar as chances de sucesso e este deve considerar alguns fatores importantes, tais como: perfil do mercado, curva de valor, diferenciais, capacidade de distribuição, capacidade de entrega e marketing. O acompanhamento após seu lançamento, precisa ter a mesma intensidade de uma mãe na atenção dispensada a um filho recém nascido.

Diversificar não é opção, é necessidade de qualquer empresa. Os erros cometidos na gestão da diversificação é que pode e deve ser evitado.

Infelizmente vimos empresas que iniciaram um processo de diversificação no momento certo, mas não levaram a sério esse processo. Bastava o mercado melhorar um pouco e os investimentos deixavam de ser feitos até o momento que tiveram que pagar um alto preço por não ter outra opção.

 

47-999740086

  • Facebook
  • LinkedIn

©2018 by Mercado Consultoria