top of page
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Walmart não deu certo no Brasil?


Quem não conhece a Walmart, não é mesmo? Empresa de reconhecimento mundial. Seu faturamento equivale ao Pib de vários países somados.

Muitos de seus indicadores internos são utilizados por países para entender o momento econômico do próprio país.

Caso de sucesso referenciado nas universidades de negócios mais conhecidas do mundo inteiro.

Faturam bilhões, empregam milhões, possuem milhares de unidades ao redor do mundo.

Modelo de gestão seguido por muitas empresas e no Brasil "não deu certo".

Como isso é possível? Que lição há por trás dessa realidade?

Recentemente saiu na revista Exame algumas explicações sobre "os diversos erros cometidos" pela empresa, reforço: "diversos erros" isso porque tentaram por 20 anos, mas não deu certo.

Não que tenha sido um a operação catastrófica, pelo contrário, ficou em terceiro lugar no mercado varejista, mas o problema são as perspectivas.

Perda de identidade, política comercial, sistema de gerenciamento, insistência em mega lojas foram alguns dos equívocos. Com certeza se tivéssemos a oportunidade para conversar com um de seus executivos iríamos descobrir mais uma série de outras razões que levaram a decisão de vender a operação no Brasil.

Se estivéssemos falando de uma empresa que produzisse foguetes, ferrovias, usinas ou outro tipo de bem com um nível muito alto de investimento e tecnologia até mesmo nós poderíamos imaginar alguns motivos, certo?

Mas, uma grande lição para todos é que não importa os bilhões que tenhamos ou quanto sucesso já tenhamos obtido, as coisas podem mudar e com isso as decisões também precisam mudar.

O mundo não para o mercado não para porque as pessoas não param. ADAPTAÇÃO E VELOCIDADE são grandes lições para todos nós.

Não existe (e nunca existiu) "o modelo que dá certo", existem "modelos que dão certo" e o acerto depende do momento de cada empresa e de seu posicionamento no mercado.

O que fizemos deu certo? Quem bom! Dará certo? Não sabemos! É aí que entram as ideias e a excelência na aplicação dessas no dia a dia e o correto acompanhamento.

Post Único: Blog_Single_Post_Widget
bottom of page