Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Retenção de talentos e não de pessoas


Planos de carreira, cargos e salários, PPR são práticas importantes utilizadas pelas empresas para dar um norte ao quadro de colaboradores da empresa.


Ajuda a reter? Claro que sim, entre uma empresa que não possui um RH estruturado e uma que tem, com certeza as pessoas irão preferir a segunda opção.


Agora isso já é considerado básico e a muitos anos outras estratégias de remuneração tem sido "a cereja do bolo" para reter "talentos" na empresa.


Falar que pessoas são importantes para qualquer negócio é algo óbvio, apesar que em muitos segmentos, o número de pessoas que são realmente importantes para o negócio é bem reduzido (segmentos onde a automação sempre esteve presente, como a indústria por exemplo). Agora nos segmentos onde existe a demanda pelo uso intensivo de conhecimento como o de tecnologia, a história é outra.


Sempre teremos em nosso time pessoas mais e menos capazes e temos que identificar bem para que possamos aplicar técnicas de retenção de talentos (e não de pessoas), mais atraentes.


As formas tradicionais de remuneração, não privilegiam os talentos, eles remuneram as pessoas de forma muito equitativa. Os aumentos previstos na estrutura de cargos e salários normalmente não retém pessoas talentosas, é quase um default. O PPR (Plano de Participação nos Lucros) nivela a bonificação e não destaca os talentosos, estes precisam mais reconhecimento pelo simples fato de gerarem mais resultado advindo de suas ações na empresa.


Pela tentativa de agradar a todos, diariamente empresas perdem talentos e estes são de difícil reposição. Já é péssimo o entra e sai de colaboradores, agora perder profissionais talentosos pode significar aumentar o risco de nossa empresa. Temos que retê-los e não fazemos isso aplicando apenas as estratégias tradicionais, precisamos de algo mais.


Existem outros fatores que também precisam ser considerados nas empresas de tecnologia, tais como a atualização tecnológica no que diz respeito aos programadores e ambiente de trabalho.


Reflitam sobre isso