Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Previsão de crescimento para 2021


Quem se arrisca?


Não é oficial, mas em 2020 o mercado de TI surpreendeu com a pandemia. O IDC apontava para um crescimento que não chegava a dois dígitos, a previsão, girou em torno de 9%.


Mas a pandemia para o mercado de TI brasileiro, acabou impulsionando o setor que deve ultrapassar a casa dos 12% de crescimento no ano passado (mais uma vez o mercado de TI no Brasil cresceu 02 dígitos (que performance invejável).


Agora nem tudo são flores, o crescimento nunca é por igual. Realmente aconteceu que várias empresas pouco sentiram o impacto da Covid (digo isso por causa de nossa carteira de clientes), mas existem empresas que sentiram sim e se deram por satisfeitas por terem conseguido passar por 2020 com praticamente um empate considerando 2019 ou um leve crescimento e acreditem, as razões são bastante sólidas.


E em 2021? Esse crescimento irá se repetir? Falamos de vacinação, de retomada...


Bem, pelo que tudo indica isso não irá ocorrer. A previsão para 2021 é menor para o Brasil. O crescimento brasileiro deve ficar em torno de 5% no ano que vem, abaixo da média de 7,7% da América Latina para o próximo ano.


De qualquer forma, sabemos que o crescimento é impulsionado por nossas estratégias empresariais. Quando sócio de franquias Totvs no sul do Brasil, cansamos de crescer muito mais do que a média de mercado quando ele sinalizava o contrário e as vezes o oposto também acontecia (não tinha planejamento que previsse isso). Aliás, quem trabalha com planejamento estratégico com certeza tomou um susto ano passado e aí perguntamos: "Será que existe alguma lição a aprender?"


Acreditamos que sim. Mais do que sermos bons "planejadores", temos que elevar a cada dia nossa capacidade de "adaptação". Aqui está o grande norte estratégico. Não adianta gastarmos dias e dias no planejamento tentando prever "n" cenários quando a vida nos mostra que pouco controle temos sobre as coisas e que mais vale nó conseguirmos agir com rapidez perante as situações até mesmo "provocá-las com inovações).


Façamos um Excelente 2021!