Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Perda de contratos - Microsoft perde 10 Bilhões com o Pentágono. E nós com isso?




O que infelizmente nos liga a essa situação, é a potencial perda de contratos.


Nesse caso em particular para a Microsoft, esse não foi apenas mais um "contratinho" e deve ter doído bastante.


Será que a Microsoft, não sabia que iria perder? Talvez soubesse...talvez não, mas e nós? Como estamos com o nosso "efetivo controle" sobre nossos contratos (ou clientes)?


Se não ficarmos atentos aos "sinais", com certeza seremos surpreendidos sim.


Mas será que é preciso ficar atentos aos sinais? Não basta sermos efetivos quando o cliente reclama?


Não basta, temos que ser proativos, além de entender que quando o "cliente reclama": ele ainda não desistiu de nós. O principal sinal de grave problema de relacionamento, é quando o cliente de uma hora para outra para literalmente de reclamar. Ele deixa de interagir com a empresa:

  • Não abre mais chamados no suporte

  • Não manda mais e-mails e/ou

  • Não retorna a qualquer tipo de inciativa de contato.

Nas situações acima é bandeira vermelha. Esses são sinais muito claros de insatisfação.


O que se escuta: ainda bem que o cliente "x" parou de reclamar, é que leva as empresas a terem surpresas desagradáveis e não o contrário.


Logo, é de se cuidar muito daqueles clientes bonzinhos e/ou quietinhos, pois podem já estar andando de braços dados com a concorrência.