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Kotler - 10 pecados do marketing - Sua empresa não é boa para identificar oportunidades




Atente-se aos seguintes sinais:

  • Sua empresa não identificou nenhuma grande oportunidade ultimamente

  • A maioria das novas ideias fracassou


Sua empresa não identificou nenhuma grande oportunidade ultimamente


Pergunte a si mesmo: quantos produtos e serviços novos foram lançados nos últimos 5 anos. 30% da receita precisa vir necessariamente de produtos novos é a diretriz da 3M no mundo. Imagine o quão distante estamos dessa realidade.


A maioria das novas ideias fracassou


Boas oportunidades podem ser arruinadas por uma gestão incompetente do processo de desenvolvimento de novas ofertas.


As soluções são simples d entender:


  • Crie um sistema para estimular o fluxo de novas ideias e

  • Utilize sistema de criatividade para gerar novas ideias vindo da observação do ambiente externo à empresa: clientes, concorrentes e ambiente econômico.

Lançar novas ofertas precisa ser um processo na empresa e não um projeto. Deveria ser algo normal lançarmos novas ofertas seja através da melhoria de funcionalidades existentes ou de novas funcionalidades, mas infelizmente não é isso que temos visto.


Muitas empresas estão completamente engessadas e não tem conseguido superar os desafios para obter o benefício de novos lançamentos.


Estar a frente da concorrência, não é para qualquer empresa. Precisa ter competência, arrojo e vontade.


Muitas vezes as oportunidades estão na nossa frente, bastando erguer os braços para pegá-las, mas por não estarmos dispostos a inovar não conseguimos ver corretamente e perdemos a chance.