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Kotler - 10 pecados do marketing - ineficiência na construção da marca e comunicação na empresa





Sinais que algo está errado:

  • Seu público-alvo não conhece a empresa

  • Sua marca não é percebida como diferenciada e superior a outras

  • Sua empresa destina praticamente os mesmos recursos às mesmas ferramentas de marketing anualmente e

  • Faz pouca ou nenhuma análise de ROI sobre as campanhas


Os sinais acima são autoexplicativos, vamos então apontar soluções:

  • Melhore as estratégias de construção de marca

  • Direcione investimentos para ferramentas de marketing que apresentem eficácia constante

  • Mensure o retorno de suas ações mercadológicas

Melhore as estratégias de construção de marca


Imediatamente podemos pensar que a solução seria o investimento em propaganda, certo?


Mas, existem outras estratégias que precisa correr em paralelo ou esses investimentos podem piorar a situação, ou seja, a empresa passa a ser nacional ou internacionalmente conhecida como um empresa "ruim".


Entre outras estratégias, temos que ter:

  • Produto tecnologicamente atualizado

  • Produto com visual adequado

  • Produto de fácil manuseio

  • Serviços de excelência (pós-venda) e

  • Confiabilidade

Isso faz com que o boca a boca, ainda forte estratégia de divulgação seja fortalecido, assim, quando pensamos em comunicação massiva, ela simplesmente irá replicar e fortalecer o que já é sabido por parte do mercado.


Direcione investimentos para ferramentas de marketing que apresentem eficácia constante


Onde iremos destinar nossa verba:

  • Televisão aberta

  • Televisão fechada

  • Feiras e eventos

  • Mídia impressa

  • Mídias digitais

Não existe uma regra, a regra é investir e entender quais o canais são mais aderentes a nossas ofertas


Mensure o retorno de suas ações mercadológicas


Não podemos mais embasar nossas decisões de investimentos em marketing com base em percepções ou em ações tipo: cópia/cola da concorrência. Temos que medir o resultado. Mas, escolher "o que iremos medir" é muito importante. Podemos ter ações que esperamos simplesmente um aumento do mind share e não efetivamente um retorno financeiro.