Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

IDC - 2020 - 30% de crescimento na área de software e 2021, o faturamento vai crescer?



Indicador de crescimento de dar inveja a qualquer segmento econômico, não é mesmo?


A área de tecnologia tem tido crescimento de 02 dígitos a bastante tempo (anos...), mas nos 03 últimos, muitas empresas de software não chegaram nem perto, e não falamos de empresas pequenas, falamos de empresas muito grandes e não significa necessariamente que houve um "erro", mas muitas vezes as "circunstâncias" pesaram contra.


O ponto é entendermos quais dessas "circunstâncias" poderiam ter sido evitadas, pois elas existem.


Para entender se iremos conseguir terminar o ano com crescimento temos "sim" que focar nos processos comerciais, mas também nos processos de entrega (consultoria de implantação, treinamento, setup inicial, seja o nome que for...) e de suporte e retenção de clientes.


Infelizmente, não é incomum encontrarmos empresas que conseguem vender, mas não conseguem impactar positivamente o seu faturamento porque existe um descompasso muito grande entre a entrega e o suporte (já presenciamos aumento de mais de 30% nas vendas que se transformaram em menos de 15% de aumento no faturamento).


Gatilhos de faturamento


Dependendo da venda, o faturamento está atrelado as entregas e enquanto a empresa não conseguir entregar, nada acontece (acontece sim, aumentam os custos).


Substituição de faturamento


Muitas empresas não tem um "verdadeiro trabalho de retenção de clientes" e o que acontece, é que muitos clientes vão embora e com eles o faturamento que traziam, daí as vendas novas entram para cobrir os valores que se foram com os antigos clientes.


Mas, não dá para não falar das vendas - Vender deve ser um "processo" e não um "projeto"


Muitas empresas parecem tratar as vendas como projeto (início - meio - fim) e não como processo (início - meio - "sem fim") e isso é um erro gravíssimo, pois causam gap´s extraordinários entre os processos da empresa. Passamos por ciclos bons e ruins na área comercial? Claro, mas os ciclos bons deixam de existir se não tivermos disciplina na execução dos processos comerciais (exigindo sempre no mínimo, a mesma performance de nossos melhores desenvolvedores).