Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Hipercompetição



Muito se tem falado das estratégias de hipercrescimento. Muitos autores famosos escreveram sobre o assunto, mas essas estratégias encontram uma barreira muito forte: a hipercompetição, principalmente para as empresas que estão com ofertas muito próximas aos seus concorrentes e lamentamos informar que as estratégias de hipercrescimento não irão funcionar tão bem, como está sendo apregoado aos quatro ventos.


Para os que não possuem uma oferta "única de fato" já estão convivendo com a realidade da hipercompetição. Ela não está necessariamente ligada ao número de concorrentes, mas a qualidade dos mesmos e isso significa que apenas um concorrente já pode gerar o efeito da hipercompetição. Agora imaginem uma dúzia deles ou mais como é o caso de vários mercados: é "pancadaria para todo o lado".


Os poucos que ainda estão com uma oferta única sabem que devem aproveitar bastante e se preparar em seguida para a hipercompetição, pois essa vantagem é realmente passageira.


Preparar-se para a hipercompetição significa excelência no processo comercial. Fazer o processo de forma satisfatória ou boa é um pecado mortal. Fazer de forma muito boa é aceitável até a excelência ser obtida.


Muitos ainda não entenderam que errar no processo comercial é pior do que corrigir um código no desenvolvimento. Um erro no código gera uma correção e bola para frente. Já a correção de um erro na venda muitas vezes não é possível e a perda do negócio é o resultado.


Seja inside sales ou field sales o erro normalmente é fatal dependendo da etapa no funil de vendas e do nível de relacionamento na oportunidade. Problemas graves acontecem em todo o ciclo comercial, desde uma primeira visita ineficiente, no correto entendimento ou indução das necessidades, na apresentação de um solução sem aderência até apresentação de propostas sem percepção de roi.


Essa é a realidade da maior parte das empresas na atualidade, a hipercompetição.


Esteja preparado.