Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Há espaço para crescer?


Eis aí uma pergunta que é recorrente. Antes de iniciar nosso serviços, nossos potenciais clientes quase sempre perguntam se ainda há espaço para crescer no Brasil.


A preocupação procede principalmente para os que decidiram crescer num ritmo mais acelerado em comparação ao seu próprio ritmo de crescimento dos últimos anos.


Vamos dar uma olhada no segmento de sistemas de gestão empresarial. Fato, é que alguns números de clientes divulgados por algumas das maiores empresas de software de gestão, assustam. Vejamos: a Linx, líder no segmento de varejo, divulga mais 50.000 clientes. Totvs, líder no segmento de pequenas e médias empresas divulga mais de 40.000 clientes e a Sap líder no segmento de grandes empresas divulga mais de 15.000 clientes no Brasil e assim temos outras empresas menos conhecidas que também divulgam números bem representativos.


É claro que para responder com precisão é necessário nos aprofundarmos mais no perfil de clientes de cada empresa e também no tipo de oferta que cada empresa comercializa.


No Brasil há quase 23 milhões de empresas ativas e dessas 70% são pequenas e 30% de médio e grande porte. Se sua empresa se posiciona no mercado de médio e grande porte temos praticamente 7 milhões de empresas, o que é número muito interessante mesmo levando em consideração os número supra citados dos maiores players.


Neste número encontramos:

  1. empresas extremamente satisfeitas com seus fornecedores,

  2. outras que apenas toleram o relacionamento e

  3. outras que estão bem insatisfeitas.

Quantas em cada uma das 3 situações acima? "Não sabemos" e esse número varia mensalmente e é aí que temos um dos nossos maiores desafios: acessar, qualificar e monitorar essas empresas.


Óbvio que há espaço para crescer no meio de um mercado tão grande e ainda por cima extremamente volátil. Claro que temos que colocar em prática estratégias que nos permitam um certo nível de diferenciação para fortalecer nosso posicionamento competitivo e aumentar nosso share.


É fácil? Claro que não, mas totalmente possível. Há diversas estratégias que podem fazer a diferença na conquista de novos clientes e na manutenção dos clientes atuais, pois não adianta conseguirmos angariar novos clientes se não estivermos conseguindo reter os atuais.


Há espaço, mas quem não sabe ocupá-lo, vai sendo engolido pela concorrência pouco a pouco até descobrir que o seu próprio território (clientes) está sendo ameaçado, fique atento e saiba ocupar e crescer no seu espaço.