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Fidelizar cliente - cada dia mais difícil


Com a chegada das gerações Y e Z, novos paradigmas estão sendo construídos e a fidelização está na berlinda. Estudiosos já confirmam: as novas gerações não são nada fiéis.


Temos que implementar estratégias ainda mais rigorosas para que os clientes nem cogitem nos abandonar. É sabido que perder um cliente pode ser bem mais fácil do que conquistar outro e especificamente nas empresas de tecnologia os impactos são ainda maiores por causa da influências negativa ou positiva na receita recorrente.

Diante desse novo contexto, não temos visto grandes mudanças nas empresas, pois continuam tratando seus clientes da mesma forma por não terem se apercebido dos reais impactos dessa mudança.


Muitas empresas apelam para pesquisas de satisfação para medir o nível de fidelização, mas infelizmente muitas delas não revelam a verdade, pois as pessoas não gostam muito de se expor, então acabam por não expressar seus verdadeiros sentimos. Só tem um jeito de saber verdadeiramente se o cliente está ou não satisfeito conosco e é no dia a dia do relacionamento.

Seria interessante fazer uma análise das ações de manutenção de clientes usando a criatividade para manter o relacionamento sempre saudável.

É característica das novas gerações a pressa e com isso não esperam muito para agir, pois não possuem apego e isso faz com que clientes insatisfeitos tomem atitudes imediatas.


Temos que agir e repensar as estratégias de fidelização ou nos surpreenderemos vez por outra com a saída de clientes "fiéis".