Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Estratégia I Estatística Mckinsey


Nunca foi tão verdadeiro o ditado: "uma imagem vale mais do que mil palavras".

Mas afinal o que está acontecendo? Por que o ciclo de vida das empresas está encolhendo ano a ano? Isso é só nos EUA? (quem dera...).


Dominic Barton diretor global da respeitada McKinsey apresentou os números contidos no gráfico acima que gera (ou deveria gerar) desconforto a todos nós, afinal, manter uma empresa é para poucos.


Estamos enfrentando um cenário de mudanças jamais visto e vejam só: "nós da área de tecnologia somos um dos principais responsáveis".


Temos alertado nossos clientes que vivemos um momento único, onde a revisão de conceitos e de estratégias são fundamentais.


É sabido que no que diz respeito a estratégia empresarial, existem alguns conceitos que sofrem poucas alterações, tais como: contabilidade e gestão financeira. Claro que até mesmo processos mais estáveis como os que acabamos de citar sofrem alterações também, podemos citar os tipos de aplicações financeiras ofertadas pelo mercado.


Agora os processos que dizem respeito a entrega de valor ao cliente, tais como: marketing, vendas e produção ou entrega de serviços, mudam de forma assustadora.


Essas mudanças ocorrem por 3 vias: provocadas pelo cliente, pela concorrência direta ou indireta ou por nós mesmos. Com base nisso perguntamos: "Qual foi a última vez que foi a sua empresa que saiu na frente?" Você se recorda?

Se nós ficarmos esperando que o cliente nos sinalize a mudança ou que a concorrência nos mostre o caminho, logo faremos parte dessa triste estatística.


Provocar as mudanças é o ônus de sermos empresários, agora o bônus é manter e fazer nosso negócio crescer de forma sustentada.


Não podemos parar e isso está relacionado as inovações geradas nos processos ou nas ofertas. Não basta sermos bons, temos que definir um nicho de mercado para nos tornarmos excelentes e manter um ciclo de inovações que nos permita defender essa posição.