Outras formas de cobrança

February 2, 2020

Mais uma evolução do formato de cobrança
 
Primeira onda - Vendendo licenças
 
Tradicionalmente as empresas de tecnologia iniciaram vedendo licenças de uso de suas soluções cobrando adicionalmente um valor mensal ou anual para atualizações tecnológicas e/ou legais quando havia sentido.
 
Segunda onda - Alugando licenças
 
Passado um período, o mercado demandou "aluguel" das licenças de uso para poderem contabilizar despesas , pois era mais vantajaso.
 
O fornecedores então começaram a adotar mais esse novo formato de cobrança.
 
Terceira onda - Saas
 
Para aumentar a agressividade comercial, fornecedores acabaram por eliminar a venda de licenças de uso de uma vez e sofisticaram a modalidade aluguel, que começou a ser cobrado em função de volumes de determinada variável.
 
Quarta onda - Valor zero x Monetização
 
Estamos vivenciando uma nova forma de cobrança: os clientes não pagam absolutamente nada pela utilização da solução e os provedores geram sua receita através da monetização de alguma variável extraída do ecossistema do cliente.
 
A revista Exame falou sobre o caso da MarketUp exemplificando a estratégia que com certeza irá gerar várias reflexões.

 

A empresa é uma desenvolvedora de sistemas de gestão para empresas do segmento varejista, com apenas 4 anos de existência.

 

Não cobra absolutamente nada de seus clientes, sua receita advém de uma taxa cobrada de 1% a 10% sobre as compras realizadas dos distribuidores e fabricantes cadastrados em seus sistema.

 

Descobriram que a gestão financeira e a gestão de compras são um grande problema para o pequeno varejista e decidiram então capitalizar essa oportunidade.

 

Já possuem mais de 100.000 usuários conquistados com forte investimento em marketing digital. Foram 13 milhões de reais investidos por empresários já acostumados a investir no mercado de tecnologia.

 

O potencial de ganhos para os clientes são muito grandes, exemplificam que um mercado pode economizar até 30% em suas compras e a fórmula é uma velha conhecida: economias geradas pelas compras em escala.

 

Logo, senhores empresários e empreendedores, já comecem a discutir estratégias de monetização e vejam como poderiam desonerar o cliente final dos investimentos nas soluções e ainda por cima gerar economias de negócio para os mesmos aproveitando para extrair suas receitas desse modelo.

 

 

 

 

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