Não é fácil - Mais um ícone empresarial com problemas - Forever 21

December 8, 2019

 Ficha técnica:

 

  • Tempo de existência: Mais de 30 anos 

  • Faturamento anual: 4 bilhões de dólares 

  • Número de lojas: 800

  • Países de atuação: Mais de 50 países

 

Situação atual: Concordata

 

O que deu errado?

 

Erro de estratégia empresarial, desprezaram dois fatores mercadológicos:

 

"e-commerce" e "novo perfil do jovem consumidor"

 

Ninguém consegue se manter e/ou crescer por mais de 30 anos se não for competente, certo? Correto!

 

A Forever 21 definiu sua estratégia: 

  1. público jovem e 

  2. custo baixo

Até porque esses dois fatores combinam, pois a princípio o público jovem tem um orçamento mais limitado.

 

Funcionou e muito. Chegar a mais de 4 bilhões de dólares de faturamento anuais não é para qualquer um.

 

Mas, o mundo gira e o mercado muda e ele é cruel com os empresários: não perdoa erros de estratégia.

 

A Forever 21 não se atentou a mudança do perfil dos jovens que não acreditam mais no "barato-descartável" e preferem pagar mais para um mundo mais sustentável.

 

Outro item foi a desconsideração pelo e-commerce. O foco era ampliar o market share através de lojas "físicas" não dando atenção devida ao mundo virtual onde ampliam de forma absurda o market share.

 

É uma história de sucesso sendo destruída pela não observação de 2 fatores mercadológicos!

 

Sucesso do passado não garante o presente e nem o futuro, reflitam sobre isso e qualquer negócio está em risco se não alinhar a estratégia da empresa às mudanças do mercado.

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Marketing Digital – Informativos que geram leads

May 12, 2018

1/2
Please reload

Recent Posts

November 20, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags